Fungo de hipóxia - Saiba mais sobre o controle de hipóxia
O câncer de hipoxylon nas árvores pode ser uma doença extremamente destrutiva. Infecta e mata frequentemente árvores que já estão enfraquecidas por más condições, doenças ou danos. Conhecer os sinais pode ajudar a salvar uma árvore se a doença ainda não se espalhar para o tronco.
O que é a doença de hipóxia?
Esta é uma doença causada pelo fungo Hypoxylon, na verdade um grupo de espécies de fungos na Hypoxylon gênero. A infecção por esses fungos causa a doença do câncer, um problema comum em árvores de madeira de lei.
Os fungos são geralmente oportunistas, o que significa que eles tendem a atacar árvores que já estão enfraquecidas ou doentes. A doença não é um grande problema para árvores saudáveis. Os danos causados pela doença hipóxica pelo câncer geralmente são extensos. Uma vez que entra no tronco da árvore, geralmente é fatal.
Os fungos hipoxylon espalham esporos à medida que são liberados no ar após o tempo chuvoso e chuvoso. Se os esporos pousarem em outra árvore e as condições permanecerem úmidas e quentes por alguns dias, isso poderá infectar a nova árvore. As infecções ocorrem em feridas e quebras na casca.
Identificação de câncer de hipoxylon em árvores
Qualquer tipo de árvore de madeira dura pode ser infectada por fungos Hypoxylon. As árvores mais suscetíveis foram estressadas por más condições, como secas, danos nas raízes ou outras doenças. Os carvalhos são frequentemente vítimas desta doença e, no Centro-Oeste, é a causa número um de mortes precoces em choupos.
O principal sintoma da doença é a presença de câncer nos galhos e no tronco. Eles são vistos pela primeira vez em galhas, feridas e uniões ramificadas. Os cancros quando jovens são de cor lisa e amarela, laranja ou marrom. À medida que envelhecem, o centro dos cânceres fica cinza e branco e fica manchado, enquanto as bordas permanecem amarelas ou alaranjadas. Cankers de dois anos de idade também terão estacas cinzas sob a casca.
Os cankers mais antigos deterioraram a madeira por baixo, que geralmente parece preta como se tivesse sido queimada pela queima. Pode haver uma infestação de insetos e orifícios para perfurar madeira de pica-paus.
Nas árvores doentes, você também pode ver folhas menores, folhas amareladas, crescimento reduzido nos galhos e uma copa mais fina. Também pode haver um grande número de galhos e galhos mortos em uma árvore infectada.
Controle de hipóxia
A melhor coisa que você pode fazer para gerenciar esta doença é evitá-la. Atualmente, o tratamento do câncer de hipoxylon não é possível, pois não existem fungicidas que matam o patógeno. Para prevenção, comece com a manutenção de árvores saudáveis. Verifique se eles têm as melhores condições para o solo, a água e os nutrientes, além de estarem livres de pragas e outras doenças.
Se você já vê sinais de câncer nos galhos de uma árvore, mas não no tronco, poderá salvá-lo com poda. Corte os galhos afetados 20 a 30 cm abaixo dos cancros. Além disso, apare galhos com lesões visíveis que possam ser vulneráveis à infecção.
Destrua os galhos doentes queimando-os e desinfectando as ferramentas antes de usá-las novamente. Se você tem uma árvore com aftas no tronco, é melhor remover e destruir a árvore inteira para impedir que a doença se espalhe para outras pessoas.
Deixe O Seu Comentário