Lithops Succulent: Como cultivar plantas vivas de pedra
As plantas de Lithops são freqüentemente chamadas de “pedras vivas”, mas também se parecem com cascos entalhados. Essas pequenas suculentas divididas são nativas dos desertos da África do Sul, mas geralmente são vendidas em centros de jardinagem e viveiros. Lithops prosperam em solo arenoso compactado com pouca água e temperaturas quentes escaldantes. Embora seja relativamente fácil de cultivar, algumas informações sobre os lithops ajudarão você a aprender como cultivar plantas vivas de pedra para que elas prosperem em sua casa.
Informações sobre a Lithops
Existem inúmeros nomes coloridos para plantas no Lithops gênero. Plantas de seixos, plantas de imitação, pedras com flores e, é claro, pedras vivas são todos apelidos descritivos para uma planta que tem uma forma e um hábito de crescimento únicos.
Lithops são plantas pequenas, raramente ficando mais de 2,5 cm acima da superfície do solo e geralmente com apenas duas folhas. As grossas folhas acolchoadas lembram a fenda no pé de um animal ou apenas um par de pedras verdes a marrom acinzentadas agrupadas.
As plantas não têm caule verdadeiro e grande parte da planta é subterrânea. A aparência resultante tem o duplo atributo de confundir os animais em pastoreio e conservar a umidade.
Adaptações Suculentas Lithops
Lithops crescem em áreas inóspitas com água e nutrientes limitados. Como a maioria do corpo da planta está abaixo do solo, ele possui espaço foliar mínimo para reunir a energia solar. Como resultado, a planta desenvolveu uma maneira única de aprimorar a coleta solar por meio de “vidraças” na superfície da folha. Essas áreas transparentes são preenchidas com oxalato de cálcio, o que cria uma faceta reflexiva que aumenta a penetração da luz.
Outra adaptação fascinante do lithops é a longa vida útil das cápsulas das sementes. A umidade é pouco frequente em seu habitat nativo, portanto, as sementes podem permanecer viáveis no solo por meses.
Como Cultivar Plantas Vivas
O cultivo de pedras vivas em vasos é o preferido para a maioria, mas para as zonas mais quentes. Lithops precisa de uma mistura de cactos ou de terra para vasos com um pouco de areia incorporada.
A mídia de envasamento precisa secar antes de adicionar umidade e você deve colocar a panela na área mais brilhante possível. Coloque a planta em uma janela virada a sul para obter uma entrada ideal de luz.
A propagação ocorre por divisão ou semente, embora as plantas cultivadas com sementes demorem muitos meses para serem estabelecidas e anos antes de se parecerem com a planta-mãe. Você pode encontrar as duas sementes e iniciar na Internet ou em viveiros suculentos. Plantas adultas são comuns até em viveiros grandes.
Lithops Care
O cuidado com a Lithops é fácil, desde que você se lembre de que tipo de clima a planta se origina e imite essas condições de crescimento.
Tenha muito cuidado, ao cultivar pedras vivas, para não exagerar na água. Essas pequenas suculentas não precisam ser regadas na estação adormecida, que é do outono à primavera.
Se você deseja incentivar a floração, adicione um fertilizante de cacto diluído na primavera quando começar a regar novamente.
As plantas de Lithops não têm muitos problemas de pragas, mas podem ter escamas, mosquitos úmidos e várias doenças fúngicas. Observe os sinais de descoloração e avalie sua planta frequentemente para tratamento imediato.
Deixe O Seu Comentário