Doença da podridão mole: Como ajudar a prevenir as bactérias da podridão mole
A doença bacteriana da podridão mole é uma infecção que pode devastar uma colheita de vegetais carnudos, como cenouras, cebolas, tomates e pepinos, embora seja mais conhecida por seus ataques às batatas. A doença da podridão macia é mais facilmente reconhecida nesses vegetais pela carne macia, úmida, creme a bronzeada, cercada por um anel marrom escuro a preto. Quando as condições são adequadas, esses pontos necróticos começam no exterior ou na casca da batata e trabalham para dentro. Inicialmente, não há odor, mas à medida que a doença da podridão mole progride, infecções secundárias invadem e a batata enegrecida emite um cheiro desagradável. Esses sintomas são semelhantes na maioria das outras plantas afetadas, bem como em pequenos pontos translúcidos e embebidos em água nas folhas, caules ou partes subterrâneas.
O que é Rotação Bacteriana Suave?
Bactérias de podridão mole, ou Erwinia cartovorum é, infelizmente, encontrado em todos os lugares. Ele sobrevive em fontes de solo e água, até oceanos, e é encontrado em todo o mundo. Quase todas as culturas comerciais são afetadas até certo ponto pela podridão suave. As bactérias na horta podem ser introduzidas por insetos, chuva soprada pelo vento ou sobras da colheita do ano anterior. Um dos culpados mais comuns das batatas é a própria semente.
As bactérias da podridão mole podem ser encontradas em quase todos os tubérculos, mas geralmente afetam as batatas. A infecção ocorre devido a danos na pele devido a rachaduras ou ferimentos no crescimento e as altas temperaturas do solo combinadas com o excesso de água fornecem as condições perfeitas de crescimento. Muitas vezes, os sinais de podridão macia bacteriana não ocorrerão até depois da colheita. Isso se deve em grande parte ao manuseio inadequado das batatas recém-colhidas.
Não existe tratamento de podridão suave completamente eficaz, mas existem coisas que você pode fazer para minimizar os danos.
Dicas para controlar bactérias de podridão mole
Uma vez que as bactérias de podridão mole infectam plantas no jardim, não há tratamento eficaz. Você precisará remover e descartar as plantas infectadas o mais rápido possível para evitar mais danos a outras plantas.
A prevenção é fundamental no controle de bactérias de podridão mole. Os seguintes passos podem ser seguidos para ajudar a evitar esse problema no jardim:
- Evite condições molhadas. Certifique-se de que as plantas estejam em solo bem drenado e espaçadas adequadamente. Acompanhe a rega para evitar muita umidade.
- Gire culturas com vegetais resistentes à podridão. A rotação de culturas ajuda bastante na gestão ou prevenção de problemas no jardim. Ao rotacionar as culturas, selecione variedades menos suscetíveis à podridão macia, como milho, feijão e beterraba. Se você teve problemas anteriores com a doença da podridão mole no passado, aguarde pelo menos três anos antes de cultivar plantas suscetíveis nessa área.
- Tenha cuidado durante a manutenção do jardim. Ao realizar tarefas normais de remoção de ervas daninhas, ou mesmo colher, tome cuidado para não danificar plantas ou vegetais. Colha apenas quando as condições estiverem secas e examine atentamente os vegetais em busca de sinais de problemas que possam afetar o armazenamento, que devem estar em local fresco, seco e bem ventilado.
- Mantenha o jardim e as ferramentas limpas. Certifique-se de limpar bem as ferramentas de jardim antes e depois do uso para evitar a propagação de qualquer doença em potencial e sempre remova quaisquer detritos de plantas infectados / danificados que permaneçam no seu jardim após o término da temporada.
Deixe O Seu Comentário