Mancha mancha de cevada: Como tratar a cevada com doença mancha mancha
As doenças fúngicas nas lavouras de grãos são muito comuns e a cevada não é exceção. A doença da mancha local da cevada pode afetar qualquer parte da planta a qualquer momento. As mudas são mais comumente infectadas, mas, se escaparem, a doença pode aparecer no desenvolvimento de brotos. Existem várias etapas para prevenir e tratar a mancha de cevada.
Sintomas da mancha da cevada
A doença da mancha local da cevada é encontrada em muitas gramíneas selvagens e cultivadas. Mancha mancha de cevada é causada pelo fungo Bipolaris sorokiniana. Sabe-se que o fungo reduz o rendimento em 1 a 3 por cento. Quando os grãos de cevada são produzidos, geralmente apresentam um ponto preto, uma descoloração nas pontas dos grãos.
Nas mudas, observe a linha do solo em busca de estrias marrons chocolate. A infecção progride para virar brotos amarelos, e eles podem morrer. Se eles sobreviverem, os brotos e raízes são fracos e deformados, e as cabeças das sementes podem não emergir completamente.
Plantas maduras podem desenvolver lesões marrons escuras oblongas. Onde muitas lesões estão presentes, as folhas secam e podem morrer. Os grãos de cevada com manchas no local estão murcha e abaixo do peso. A presença da doença diminui o rendimento e o peso dos grãos.
Uma vez evidentes os sintomas da mancha de cevada, o campo já está infectado. O fungo vence no inverno em gramíneas e grãos selvagens ou cultivados. A doença se move rapidamente quando as temperaturas estão entre 16 a 27 graus Celsius e as condições são úmidas e com vento. Os esporos viajarão no vento e na chuva.
A doença da mancha de cevada também pode ser transmitida por sementes e causa queima das plântulas, podridão da coroa e podridão das raízes. Lesões causadas por insetos permitem um caminho para a introdução em plantas maduras. Os campos de plantio direto correm maior risco de fungo de mancha de cevada.
Tratamento de manchas de cevada
As aplicações programadas de fungicidas podem reduzir os danos e a incidência da doença. Existem também medidas culturais a serem tomadas para evitar a ocorrência do fungo. A cevada com manchas no local deve ser tratada com fungicidas registrados ao primeiro sinal da doença. Estudos mostram que quatro aplicações de fungicida durante a estação ajudarão a controlar manchas no local e reduzirão a perda de grãos.
Assista mudas com cuidado. A prevenção é possível com sementes tratadas e isentas de doenças certificadas. Não salve sementes de campos que mostraram sinais da doença. Gire a cevada com plantas não hospedeiras, como aveia, centeio e gramíneas de folhas largas. Limpeza de material vegetal descartado. As variedades de cevada com 6 remos têm maior resistência que as cultivares de duas fileiras.
A mancha local de cevada também sofre mutações, causando novas raças, o que dificulta a criação de cultivares resistentes eficazes.
Deixe O Seu Comentário