Ervas daninhas e girassóis: os girassóis limitam as ervas daninhas no jardim
Não há como negar que os girassóis são os favoritos no verão. Excelente para cultivadores iniciantes, os girassóis são amados por crianças e adultos. Os girassóis caseiros são um verdadeiro paraíso para os polinizadores em busca de néctar rico. Enquanto alguns jardineiros podem cortar as flores para uso em um vaso, outros que deixam as plantas amadurecer são recompensados com uma abundância de sementes.
Independentemente da lógica por trás do cultivo dessas plantas bonitas, não há dúvida de que plantar girassóis é um trunfo para muitos jardineiros. Mas como os girassóis podem impedir que as ervas daninhas brotem? Vamos descobrir.
Os girassóis limitam as ervas daninhas?
Embora os girassóis sejam comuns no jardim, um aspecto interessante e frequentemente esquecido dessas plantas é o fato de serem alelopáticas. Ervas daninhas e girassóis, como em qualquer outra planta do jardim, estão sempre em competição. Para obter a vantagem crescente, os girassóis contêm compostos químicos que inibem a germinação e o crescimento de outras mudas na área de cultivo.
Essas toxinas estão presentes em todas as partes do girassol, incluindo raízes, folhas e cascas de sementes. Os produtos químicos criam uma pequena área na qual as ervas daninhas e outras plantas têm dificuldade em crescer. Embora isso possa parecer prejudicial no jardim, a alelopatia (a inibição da germinação) na verdade tem muitos aspectos benéficos. Os girassóis alelopáticos podem realmente ajudar a suprimir o crescimento de plantas daninhas.
Controle de Ervas Daninhas
Com o planejamento estratégico, os produtores podem usar esse atributo para reduzir as ervas daninhas no jardim. Embora tenha sido comprovado que o crescimento de muitas plantas diminui com a presença de girassóis nas proximidades, outras plantas mostram uma resistência distinta.
Plantas ornamentais, como rosas e erva-cidreira, são apenas alguns exemplos de plantas capazes de resistir e prosperar quando plantadas perto de girassóis, tornando-as excelentes plantas associadas.
Embora existam algumas exceções, muitas plantas de jardim podem ter dificuldade em crescer nas proximidades de girassóis. Enquanto o atraso na germinação pode levar a rendimentos reduzidos, outras culturas podem sofrer um impacto mais drástico. Batatas, por exemplo, podem ter dificuldades especiais quando cultivadas perto de girassóis.
Quando deixados no jardim, resíduos e detritos dos girassóis podem permitir que os compostos químicos permaneçam no solo do jardim por um longo período de tempo. Para evitar isso, remova caules, flores e sementes de girassol velhos da área de cultivo no final de cada estação. A rotação frequente das culturas também ajudará a evitar o acúmulo desses compostos alelopáticos.
Deixe O Seu Comentário