O que é goma de acácia: usos e história da goma de acácia
Você pode ter visto as palavras "chiclete de acácia" em alguns rótulos de alimentos. É um ingrediente comum em muitos alimentos processados, mas também é importante em algumas produções de tecidos, preparações farmacêuticas, tintas e até na fabricação de certos pigmentos. A goma arábica tem uma longa história de uso natural na região e agora é fácil de encontrar em lojas de produtos naturais no mundo todo.
O que é goma de acácia?
A goma arábica também é chamada de goma arábica. É feito da seiva do Acacia senegal árvore, ou goma arábica. É usado medicinalmente, bem como na produção de muitos itens. De fato, os muitos usos de goma arábica abrangem inúmeras indústrias profissionais. Pode até ser uma parte importante da saúde cotidiana. Mais informações sobre a acácia árabe podem ajudá-lo a decidir se você deve incluí-lo em sua dieta.
Grande parte do suprimento de chiclete de acácia vem da região do Sudão, mas também da Nigéria, Níger, Mauritânia, Mali, Chade, Quênia, Eritreia e Senegal. Vem do espinhoso Acacia senegal árvore onde a seiva borbulha até a superfície dos galhos. Os trabalhadores devem enfrentar esses espinhos para raspar o material da casca, como ocorre durante a estação das chuvas. A seiva é seca usando as temperaturas naturalmente quentes da região. Esse processo é chamado de cura.
Inúmeras toneladas de seiva são enviadas anualmente para a Europa para processamento. Lá é limpo, dissolvido em água e seco novamente para criar um pó. A seiva é um polissacarídeo solúvel em água fria. Na sua forma de goma, o produto diminui à medida que a temperatura aumenta. Essas formas variáveis o tornam útil em vários produtos.
Informação histórica sobre goma arábica
A goma arábica foi usada pela primeira vez no Egito no processo de mumificação para aderir às bandagens. Foi usado até em cosméticos. A substância foi usada para estabilizar a tinta desde os tempos bíblicos. Durante a Idade da Pedra, foi usado como alimento e adesivo. Os escritos gregos antigos mencionam seu uso para aliviar o desconforto de bolhas, queimaduras e impedir o sangramento do nariz.
Períodos posteriores encontraram artistas utilizando-o para vincular pigmentos e tinta. Ocorrências mais modernas o encontraram na cola, como parte da fabricação de tecidos e nas primeiras impressões fotográficas. Os usos de hoje estão fora do mapa, e a goma arábica pode ser encontrada na maioria das famílias.
A goma arábica usa hoje
A goma arábica pode ser encontrada em refrigerantes, alimentos enlatados e congelados, lanches e sobremesas. É considerado estabilizador, fixador de sabores, adesivo, emulsificante e ajuda a prevenir a cristalização em alimentos açucarados.
É rico em fibras e sem gordura. No uso não alimentar, faz parte de tinta, cola, cosméticos, papel autocopiativo, pílulas, pastilhas para tosse, porcelana, velas de ignição, cimento, fogos de artifício e muito mais. Melhora as texturas, faz um filme flexível, vincula formas, carrega negativamente a água, absorve poluentes e é um aglutinante não poluente quando em chamas.
Também é usado na indústria de alimentos saudáveis para diminuir o colesterol, suprimir o apetite, manter o açúcar no sangue regulado e tratar problemas digestivos.
Deixe O Seu Comentário