Pipicha - Aprenda a cultivar Pepicha no jardim
Se você gosta do sabor do coentro, vai adorar a pipicha. O que é pipicha? Frequentemente usado na culinária mexicana, o pipicha (Porophyllum linaria) é uma erva com sabores robustos de limão e anis. Se você está tão intrigado quanto eu, quer saber como cultivar pepicha. Continue lendo para descobrir sobre o cultivo de ervas pepicha, tratamento de plantas pipicha e outras informações sobre Porophyllum linaria.
O que é Pipicha?
Se você é um leitor experiente, deve ter notado que eu escrevi o nome da erva de duas maneiras diferentes. Pepicha é, de fato, também conhecido como pepicha, bem como papalo fino, tepicha e escobeta. Às vezes confundida com papalo, esta erva vertical nativa pode ser usada de maneira semelhante e é frequentemente usada para dar sabor a pratos de carne. Onde o papalo tem folhas largas e um perfil de sabor diferente, a pepicha tem folhas estreitas, embora com aparência semelhante ao papalo.
Informação Porophyllum linaria
O Pipicha pode ser encontrado nos mercados no final da primavera ou durante todo o ano, secos e é usado para dar sabor a alimentos e também a ervas medicinais. Ele não apenas dá um toque final delicioso aos pratos, mas também contém vitaminas C e B, além de cálcio e ferro. Os óleos voláteis desta erva contêm terpinas, compostos que atuam como antioxidantes - aquelas pedras preciosas que ajudam a proteger as células dos radicais livres e toxinas ambientais.
As ervas Pepicha podem ser encontradas crescendo naturalmente nos estados de Puebla e Oaxaca, no sul do México, onde influenciam fortemente a culinária local. Os Nahuatl usavam a pipicha como uma erva medicinal para infecções bacterianas e para desintoxicar o fígado.
A erva é frequentemente usada fresca como condimento ou como adição final a uma entrada. É comumente encontrada no prato de Oaxaca, Sopa de Guias, sopa de abobrinha e i feita com as flores de abóbora e as videiras da planta. É usado para adicionar sabor e cor ao arroz e também aos peixes levemente escalfados.
Como a pipicha é delicada e tem uma vida útil curta, deve ser refrigerada quando estiver fresca e usada dentro de 3 dias.
Como cultivar Pipicha
Uma planta perene de vida curta, cultivada anualmente, pode ser plantada diretamente quando as temperaturas do solo aquecerem ou forem transplantadas para o jardim depois que todo o perigo de geada tiver passado. Os transplantes devem ser iniciados 6 a 8 semanas antes do transplante e plantados em uma área de sol pleno com solo bem drenado. Pipicha é resistente na zona 9 do USDA.
Uma planta polinizada aberta, o pipicha amadurece em 70 a 85 dias após a semeadura. Plante as sementes a uma profundidade de 6 mm. Transplante as mudas com 10 cm de altura, espaçando-as a 30 cm de distância em fileiras com 46 cm de distância.
O cuidado com as plantas de Pipicha é mínimo quando as plantas são estabelecidas. Crescerão cerca de 30 cm de altura na maturidade. Colha a planta cortando as pontas das folhas ou colhendo folhas inteiras. A planta continuará a crescer se colhida dessa maneira. Também semeia-se livremente. Poucas pragas, se houver, atacam a pipicha.
Deixe O Seu Comentário