Cultivo de plantas para cosméticos: Aprenda a cultivar um jardim de beleza
Segundo a lenda, Cleópatra creditou sua beleza excepcional ao banho em gel de aloe vera. Enquanto a maioria de nós não vive em um palácio no Egito, cercado por aloe vera selvagem suficiente para encher uma banheira com seu gel, existem muitas outras plantas de jardim comuns que podem ser cultivadas e usadas em tratamentos de beleza. Continue lendo para aprender sobre como criar um jardim cosmético e selecionar plantas adequadas para jardins de beleza.
Criando um jardim cosmético
Extratos de ervas e botânicos em produtos de beleza tornaram-se cada vez mais populares. Sei que paguei um pouco mais por produtos para cabelos ou pele, simplesmente porque o rótulo se orgulha de ser feito deste ou daquele extrato vegetal. As chances são de que a maioria de nós já está cultivando algumas plantas que têm benefícios curativos para a pele ou cabelos em nossos jardins ou canteiros de flores e nem sequer sabem disso.
Você não precisa ser botânico ou químico para aproveitar esses produtos de beleza naturais - plantas secas e moídas podem ser adicionadas diretamente aos produtos de beleza que você já possui.
Um jardim de beleza pode ser tão grande ou pequeno quanto você desejar. Você pode designar um canteiro de flores inteiro para as plantas que serão usadas para a beleza ou pode apenas misturar alguns favoritos nos canteiros existentes. Um jardim de beleza pode ser tão simples quanto algumas plantas que crescem em vasos no peitoril da janela ou na varanda.
Plantas para jardins de beleza
Abaixo está uma lista de algumas plantas para jardins de beleza e seus benefícios cosméticos:
- Aloe Vera - acalma e repara a pele. Use em queimaduras, cortes, erupções cutâneas e feridas. É um hidratante natural.
- Arnica - acalma a pele inflamada. Use para tratar cortes, contusões, erupções cutâneas.
- Bardana - raiz contém vitamina C, biotina, vitamina E. É um antibiótico natural e antimicrobiano. Use para tratar acne, eczema, psoríase, erupções cutâneas, feridas, contusões, picadas de insetos. Também trata a caspa.
- Calêndula - use flores e folhas para aliviar inflamações da pele, queimaduras, acne, erupções cutâneas, feridas, picadas de insetos, eczema. Nos cuidados com os cabelos, tem um efeito clareador nos cabelos escuros.
- Folhas de menta - promovem o crescimento do cabelo, acalma o couro cabeludo e a pele irritados e com coceira.
- Camomila - folhas e flores são um anti-inflamatório natural, adstringente e anti-séptico. Limpa, cura e acalma a pele. Reduz os olhos inchados. Nos cuidados com os cabelos, suaviza e clareia os cabelos.
- Chickweed - normalmente visto como uma erva daninha, as folhas e as flores são anti-inflamatórias. Eles contêm vitamina C, vitamina A, PABA, biotina, vitamina D e zinco. A planta também contém saponinas, que a tornam um sabão natural. É um hidratante natural e extrai toxinas da pele. Use para tratar feridas, queimaduras, erupções cutâneas, picadas de insetos, acne, varizes, telhas e verrugas. Acalma os olhos inchados e irritados.
- Confrei - anti-inflamatório natural. As folhas e flores também promovem o crescimento de células da pele. Use em feridas, queimaduras, acne, psoríase. As folhas hidratam e reparam os cabelos danificados e secos.
- Dente-de-leão - flores, caules e seiva leitosa são anti-inflamatórios e anti-sépticos. Use para tratar cortes, queimaduras, picadas de insetos, acne e erupções cutâneas. Também revitaliza e hidrata a pele cansada e seca. Melhora a circulação. Suaviza e hidrata os cabelos; as flores também podem ser usadas como corante para cabelos loiros. Nota: a seiva pode causar irritação na pele em indivíduos sensíveis.
- Sabugueiro - suaviza e acalma a pele. Desbota marcas escuras e cicatrizes. Hidrata o cabelo. Frutos de sabugueiro podem ser usados como tintura natural para cabelos escuros.
- Echinacea - raízes e flores são usadas para regenerar as células da pele e reduzir a inflamação e a acne.
- Alho - nos cuidados com os cabelos, o alho trata a caspa. Também é um fungicida natural e pode ser usado como uma imersão no pé de atleta.
- Lavanda - propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas naturais. Limpa e acalma a pele. Use para tratar acne, cortes, queimaduras, estrias e rugas. Também grandes adições a sabonetes e cremes.
- Bálsamo de limão - adstringente natural, usado em sabonetes por seu efeito curativo na pele e seu aroma a limão.
- Capim-limão - antimicrobiano e antibacteriano. Utilizado em sabonetes e hidratantes. Encolhe os poros, combate a acne e rugas. Fungicida natural.
- Lemon Verbena - usado em hidratantes para reparar a pele cansada e seca. Estimula a circulação.
- Malva - emoliente natural. Todas as partes da planta são usadas para amaciar e acalmar a pele e o cabelo.
- Hortelã - propriedades anti-sépticas. Usado em sabões ou adstringentes para limpar e amaciar a pele e os cabelos. Acalma a acne ou outras condições da pele. Também usado por seu aroma de menta.
- Urtiga - propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias naturais. As folhas são usadas para limpar e refrescar a pele e o cabelo. Nota: use luvas ao colher.
- Banana - cura e acalma a pele irritada. Usado para tratar cortes, queimaduras, picadas de insetos e acne.
- Rosa - as flores e os quadris são um adstringente e hidratante natural. Regenera as células da pele e combate as rugas.
- Alecrim - propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas e adstringentes naturais. Acalma a pele irritada, melhora a circulação e estimula o crescimento de células e cabelos da pele. Tintura natural para escurecer os cabelos.
- Sábio - adstringente e hidratante natural. Suaviza a pele e o cabelo. Reduz a acumulação oleosa. Trata a acne e a caspa.
- Tomilho - anti-séptico natural, limpa, acalma e cura a pele e o couro cabeludo irritados. Também usado por seu perfume para repelir insetos.
- Yarrow - anti-séptico e anti-inflamatório natural. Acalma e cura a pele e o couro cabeludo. Ajuda o sangue a coagular em feridas abertas.
aviso Legal: O conteúdo deste artigo é apenas para fins educacionais e de jardinagem. Antes de usar QUALQUER erva ou planta para fins medicinais ou cosméticos, consulte um médico ou um fitoterapeuta para obter orientação.
Deixe O Seu Comentário