Enraizamento de estacas de Viburnum: Como propagar Viburnum de estacas
O Viburnum é uma das plantas ornamentais mais versáteis e bonitas, com várias temporadas de interesse. Como muitas plantas lenhosas, a propagação de viburno a partir de estacas é a maneira mais eficaz de reproduzir o arbusto. As estacas de plantas de viburno podem vir de madeira branda ou madeira de lei, mas são necessárias algumas técnicas e truques para melhorar o enraizamento e garantir que suas novas plantas prosperem. Aprenda a propagar o viburno a partir de estacas e economizar um pacote, aumentando seu próprio estoque dessas plantas maravilhosas.
Quando tirar estacas do Viburnum
As plantas de viburnum são principalmente nativas das regiões temperadas do Hemisfério Norte, embora algumas ocorram na América do Sul, Sudeste Asiático e em toda a Rússia e Ucrânia. As plantas têm atraentes folhas levemente recortadas, flores deslumbrantes e cachos de frutas pequenas. A propagação do viburno pode garantir uma planta clonada exata dos pais, ao mesmo tempo em que fornece uma visão interessante das práticas empregadas pelos produtores de sucesso.
Um dos aspectos mais importantes da propagação através de estacas é o tempo. Cada planta é diferente, mas o viburno pode ser propagado por estacas macias ou de madeira. A madeira dura será um pouco mais difícil de enraizar, enquanto o enraizamento de estacas de viburno tomadas no meio da primavera, que são estacas de madeira macia, tendem a enraizar muito mais facilmente.
As estacas de madeira de viburno de madeira já estão dormentes e são rígidas com as células das plantas em um estado inativo de crescimento. O outono, depois que as folhas caem, é o melhor momento para cortar estacas de madeira, mas o sucesso foi alcançado com as colhidas no auge do inverno. Para o iniciante, a primavera é provavelmente a melhor opção para quando tirar mudas de viburno. As células vegetais estão despertando e prontas para crescer, o que aumenta as chances de um enraizamento mais rápido e bem-sucedido.
Viburno de Estacas de madeira macia
As estacas de viburno devem sempre ser tomadas com instrumentos estéreis e afiados. Mantenha as estacas de madeira macia úmidas e use imediatamente para obter melhores resultados. O melhor tamanho é uma seção de 10 a 15 cm de brotos vigorosos.
A hora do dia também é importante. Colete amostras de manhã, de preferência após uma chuva. Retire as folhas do terço inferior do corte.
Forneça um meio de enraizamento de 1 parte de turfa e 1 parte de perlita ou substitua a areia de horticultura pela perlita, se preferir. Umedeça previamente o meio de enraizamento.
Os hormônios de enraizamento podem melhorar o enraizamento, mas não são estritamente necessários. Lembre-se, você só precisa tocar na ponta cortada da haste. Insira a extremidade cortada no meio preparado, de um terço à metade do seu comprimento.
Cubra com plástico e coloque recipientes com luz indireta. Mantenha o meio levemente úmido e embacie as mudas ocasionalmente para mantê-las úmidas. O tempo de enraizamento é variável, mas verifique com cuidado puxando o corte em 4 semanas.
Viburno de Estacas de madeira
O enraizamento de estacas de viburno em madeira de lei pode ser um pouco mais difícil. Aqui, um hormônio de enraizamento é definitivamente recomendado.
Faça um corte angular de 8 a 10 polegadas, com vários nós de crescimento. Remova todas as folhas do corte e mergulhe a extremidade cortada em água e depois em uma pequena quantidade de hormônio de enraizamento. Você pode usar o mesmo meio usado para estacas de madeira macia ou uma mistura de 40% de turfa e 60% de perlita.
As estacas podem ser colocadas em recipientes com dois terços do seu comprimento e depois tratadas da mesma forma que as estacas de madeira macia. Alguns produtores também tiveram sucesso simplesmente colocando as plantas em meios apropriados em uma estrutura ou porão frio. O enraizamento pode ser mais lento porque o calor acelera o processo, mas o corte sobreviverá com rega leve e o enraizamento emergirá rapidamente na primavera.
Deixe O Seu Comentário