Problemas com a irrigação por gotejamento - Dicas de irrigação por gotejamento para jardineiros
Tendo trabalhado em paisagismo, instalação e vendas de plantas por muitos anos, regei muitas e muitas plantas. Quando me perguntam o que faço para viver, às vezes brinco e digo: "Sou a mãe natureza em um centro de jardinagem". Enquanto faço muitas coisas no trabalho, como projetar paisagens e displays e trabalhar com clientes, talvez a coisa mais importante que faço é garantir que todas as plantas que temos em estoque tenham tudo o que precisa para crescer em todo o seu potencial. A principal necessidade de uma planta é a água, especialmente o estoque de contêineres, que pode secar rapidamente.
Por muitos anos, juntamente com colegas de trabalho, eu regava cada planta individualmente com uma mangueira e uma varinha de chuva. Sim, é realmente tão demorado quanto parece. Então, há quatro anos, comecei a trabalhar para uma empresa de paisagismo / centro de jardinagem com um sistema de irrigação por gotejamento que regava todas as árvores e arbustos. Embora isso possa parecer que uma grande parte da minha carga de trabalho foi eliminada, a irrigação por gotejamento tem seu próprio conjunto de desafios e desvantagens. Continue lendo para saber mais sobre problemas e soluções de irrigação por gotejamento.
Problemas com a irrigação por gotejamento
Seja em um centro de jardinagem ou em uma paisagem doméstica, regar manualmente cada planta com base em suas necessidades naquele dia é provavelmente a melhor maneira de regar. Com a rega manual, você é forçado a se aproximar de cada planta; portanto, você pode ajustar a rega de cada planta às suas necessidades específicas. Você pode dar água extra a uma planta seca e murcha ou pular uma planta que prefere ficar do lado do secador. A maioria de nós simplesmente não tem tempo para esse processo de rega lento e completo.
Os sistemas de irrigação por aspersão ou gotejamento permitem economizar tempo regando grandes áreas de plantas de uma só vez. No entanto, os aspersores não consideram as necessidades individuais de rega das plantas; por exemplo, o aspersor que mantém o gramado exuberante e verde provavelmente não está fornecendo às árvores e arbustos da região a rega profunda necessária para desenvolver raízes fortes e profundas. As gramíneas de relva têm estruturas radiculares e necessidades de rega diferentes das plantas maiores. Além disso, os aspersores geralmente recebem mais água na folhagem do que na zona das raízes. A folhagem úmida pode causar problemas com pragas e fungos, como manchas pretas e oídio.
Os sistemas de irrigação por gotejamento regam plantas individuais diretamente em sua zona radicular, eliminando muitos problemas com fungos e desperdício de água. No entanto, esses sistemas de irrigação por gotejamento ainda regam todas as plantas da mesma forma, independentemente das necessidades individuais.
A irrigação por gotejamento também pode ser uma bagunça desagradável de mangueiras e tubos correndo pelo jardim. Essas mangueiras podem ficar entupidas por detritos, acumulação de sal e algas; portanto, se estiverem cobertas e ocultas por cobertura morta, é difícil verificar se estão funcionando corretamente e consertar obstruções.
As mangueiras expostas podem ser danificadas por coelhos, animais de estimação, crianças ou ferramentas de jardinagem. Troquei muitas mangueiras mastigadas por coelhos.
Quando as mangueiras pretas dos sistemas de irrigação por gotejamento são deixadas expostas ao sol, elas podem aquecer a água e basicamente cozinhar as raízes das plantas.
Dicas de irrigação por gotejamento
A Rainbird e outras empresas especializadas em sistemas de irrigação por gotejamento têm todo tipo de soluções especiais para problemas de irrigação por gotejamento.
- Eles têm temporizadores que podem ser definidos para que, mesmo que você esteja ausente, possa confiar que suas plantas foram regadas.
- Eles têm bicos diferentes que podem controlar o fluxo de água, de modo que plantas como suculentas podem obter menos água, enquanto plantas com maiores necessidades de água podem obter mais.
- Eles têm sensores que informam ao sistema se está chovendo para que não funcione.
- Eles também têm sensores que informam ao sistema se a água está se acumulando ao redor dos bicos.
No entanto, a maioria das pessoas começará com um sistema básico de irrigação por gotejamento, mais barato. Os sistemas de irrigação por gotejamento podem ajudá-lo a regar áreas difíceis, como declives onde escorrências e erosões podem ocorrer por outros métodos de rega. A irrigação por gotejamento pode ser configurada para dar a essas áreas uma penetração lenta, ou pode ser configurada para fornecer água em rajadas que podem ser absorvidas antes da próxima explosão.
A maioria dos problemas com a irrigação por gotejamento vem de instalações inadequadas ou da não utilização do tipo certo de irrigação por gotejamento para o local. Faça sua lição de casa ao escolher um sistema de irrigação por gotejamento com antecedência e problemas futuros podem ser evitados.
Deixe O Seu Comentário