Hastes de tomate acidentadas: Aprenda sobre os crescimentos brancos nas plantas de tomate
O cultivo de plantas de tomate definitivamente tem sua parcela de problemas, mas para aqueles que adoram nossos tomates frescos, tudo vale a pena. Um problema bastante comum das plantas de tomate são as saliências nas videiras. Essas hastes irregulares de tomate podem parecer com acne de tomate ou podem parecer mais com crescimentos brancos nas plantas de tomate. Então, o que significa se o caule do tomate estiver coberto de inchaços? Continue lendo para saber mais.
O que são inchaços brancos em hastes de tomate?
Se você estiver vendo crescimentos ou inchaços brancos nas hastes da planta do tomate, tudo o que provavelmente está vendo são raízes. Realmente. Os solavancos começam quando centenas de minúsculas hairlets se projetam para cima e para baixo no comprimento do caule. Essas hairlets podem se transformar em raízes se forem enterradas no solo.
Acima do solo, eles se tornam nódulos. Esses nódulos são chamados iniciais de raiz, raízes adventícias ou caule de tomate primordial. Basicamente, elas são as primeiras raízes em desenvolvimento.
O que causa solavancos em videiras de tomate?
Agora que verificamos quais são os inchaços, aposto que você se pergunta o que os causa. Assim como o estresse pode exacerbar ou causar uma série de acne, o estresse também causa solavancos no caule do tomate. Geralmente, o estresse significa que há um bloqueio no sistema vascular do caule. A planta envia um hormônio chamado auxina para as raízes do tomate quando há um bloqueio em um galho. O hormônio se acumula no caule devido ao bloqueio, formando uma colisão.
Um número de estressores pode gerar hastes irregulares de tomate. Entre eles estão danos nas raízes, lesões internas, crescimento irregular de células, alta umidade e provavelmente o estresse mais comum é muita água, seja por excesso de água ou após um dilúvio, especialmente se a planta não tiver drenagem. Às vezes, as doenças podem resultar em uma haste de tomate coberta de inchaços. Essas iniciais de raiz podem ser brancas, marrons ou o mesmo verde que o caule.
Os inchaços também podem ser causados pela exposição a um herbicida. Se houver inchaço nas hastes, verifique as folhas. Se estiverem enroladas ou atrofiadas, a planta poderá ser afetada por um herbicida. Mesmo se você não estiver usando um, seu vizinho pode estar. Os herbicidas podem agir de maneira semelhante ao hormônio do tomate, a auxina, resultando não apenas em folhas enroladas, mas em caules irregulares.
O que pode ser feito sobre caules de tomate acidentados?
Na maioria das vezes, não há necessidade de fazer nada sobre solavancos nos caules de um tomate. Eles não danificam a planta nem um pouco. De fato, você pode utilizar essas iniciais de raiz para ajudar a fortalecer a planta, simplesmente amontoando o solo ao redor das iniciais inferiores. Eles desenvolverão raízes maduras que, por sua vez, fortalecerão a planta.
Se você acompanha a murcha, é provável que a área esteja muito úmida e você tenha regado demais ou a drenagem esteja ruim e tenha havido uma abundância de chuva. Ajuste sua rega e certifique-se de plantar seus tomates em solo bem drenado.
A murcha também pode ser uma indicação de algo mais sinistro, como na murcha de fusarium ou murcha de verticillium. Isso também é acompanhado por folhas marrons, crescimento atrofiado, bem como listras amarelas e amareladas das hastes. Os fungicidas podem ajudar se forem apanhados cedo o suficiente, embora puxar as plantas e descartá-las possa ser uma opção melhor, se necessário.
Deixe O Seu Comentário