Rose Cane Gall Fatos: Aprenda sobre as vespas e rosas cynipid
A primeira vez que vi galhas de cana-de-rosa foi quando um membro de longa data de nossa sociedade local de rosas ligou e me pediu para vir ver alguns crescimentos peculiares em algumas de suas bengalas de roseira. Dois de seus velhos arbustos de rosas tinham áreas em vários bastões onde crescimentos redondos cresciam. Os crescimentos redondos tiveram pequenos picos que se assemelhavam a novos espinhos de rosa se formando.
Nós podamos alguns dos crescimentos para eu investigar mais. Coloquei um dos crescimentos redondos na minha bancada e abri-a lentamente. Lá dentro, encontrei uma câmara lisa de paredes internas com duas pequenas larvas brancas. Uma vez expostas à luz, as duas larvas começaram a fazer o rápido hula das larvas! Então de repente parou e não se moveu mais. Algo em ser exposto à luz e ao ar parecia causar sua morte. O que eram esses? Leia para saber mais sobre as vespas e rosas cinípidas.
Rose Cane Gall Fatos
Realizando pesquisas adicionais, descobri que esses crescimentos peculiares, conhecidos como galhas, são causados por um inseto minúsculo conhecido como vespa cinipídeo. As vespas adultas têm 1/8 "a 1/4" (3 a 6 mm.) De comprimento. Os machos são pretos e as fêmeas são de cor marrom-avermelhada. O segmento frontal (mesossoma) é curto e fortemente arqueado, dando-lhes uma aparência corcunda.
Na primavera, a vespa cinipídeo fêmea deposita os ovos em um broto de folhas no ponto em que as estruturas das folhas se ligam ao caule ou à cana da roseira. Os ovos eclodem em 10 a 15 dias e as larvas começam a se alimentar do tecido da cana. A roseira hospedeira responde a essa intrusão produzindo uma densa camada de células-tronco ao redor das larvas. Esse crescimento da galha é notado pela primeira vez quando se torna duas vezes mais largo que a cana-de-rosa em que está. Nesta fase inicial, cada larva é pequena e não come muito.
Por volta de meados de junho, a larva entra em sua fase de maturação e cresce rapidamente, consumindo todas as células do tecido nutritivo em sua câmara dentro da vesícula. As galhas geralmente atingem seu tamanho máximo no final de junho até o início de julho. Em meados de agosto, as larvas param de comer e entram no que é chamado de estágio pré-pupa, momento em que passarão o inverno.
As galhas estão frequentemente acima do nível da neve e a larva no interior é sujeita a temperaturas extremas, mas evita o congelamento produzindo e acumulando glicerol, meio que adicionando anticongelante aos radiadores de veículos durante os dias frios do inverno.
No início da primavera, a larva entra no estágio de pupa branca. Quando a temperatura atinge 54 ° F. (12 C.), a pupa escurece. Durante a primavera ou o verão, quando os botões da planta hospedeira estão crescendo, a vespa agora adulta mastiga um túnel de saída de sua câmara / fel e voa em busca de um companheiro. Essas vespas adultas vivem apenas 5 a 12 dias e não se alimentam.
Vespas e rosas cynipid
As vespas cinípidas parecem preferir as roseiras mais velhas, como Rosa woodsii var. woodsii e a rosa Rugosa (Rosa rugosa) cultivares. Quando jovens, as galhas da cana-de-rosa são verdes e as espinhas na parte externa são macias. Uma vez maduras, as galhas tornam-se marrom-avermelhadas ou roxas, duras e amadeiradas. As galhas nesta fase estão firmemente presas aos bastões de rosas e não podem ser removidas sem o uso de podadores.
Em algumas áreas, as galhas que se formam nas roseiras parecem cobertas por um crescimento com aparência de musgo, em vez do crescimento espinhoso / espinhoso do lado de fora da galha. Acredita-se que esse crescimento externo seja uma maneira de camuflar as galhas, escondendo-as dos predadores.
Para ajudar na eliminação de galhas nas rosas, elas podem ser podadas e destruídas para diminuir o número de vespas a cada ano. As vespas cinipídeos criam apenas uma geração por ano; portanto, pode não ser um problema tão grande para seus canteiros de rosas e, de fato, interessante de assistir.
Como um projeto científico para crianças, pode-se podar as galhas submetidas a temperaturas frias de inverno, colocá-las em uma jarra e aguardar o surgimento de pequenas vespas.
Deixe O Seu Comentário