Poda de limoeiros: quando é o melhor momento para podar limoeiros
Árvores frutíferas decíduas precisam ser podadas para melhorar o conjunto de galhos, reduzir a possibilidade de partir frutos pesados, aumentar a aeração e a disponibilidade de luz e melhorar a qualidade geral do fruto. Como outras árvores frutíferas, o corte de limoeiros promoverá frutos mais saudáveis. A questão é: como podar um limoeiro e quando é o melhor momento para podar limoeiros?
Sobre a poda de árvores de limão
Enquanto a poda de limoeiros produz frutos maiores e mais saudáveis, a madeira cítrica é forte e, portanto, tem menos probabilidade de quebrar sob o peso de uma colheita abundante do que outras árvores frutíferas. As árvores cítricas também podem frutificar por toda a árvore, incluindo áreas sombreadas, portanto, não é necessário cortar limoeiros para melhorar a disponibilidade de luz. Dito isto, os limoeiros ainda devem ser podados de vez em quando.
As árvores jovens devem ter os brotos removidos e os galhos fracos podados. As árvores adultas também devem ter brotos podados regularmente, bem como madeira morta ou galhos cruzados. O limão também pode precisar melhorar sua penetração de luz, podando o limoeiro de volta.
Quando é o melhor momento para podar limoeiros?
É importante podar na hora certa, para não correr o risco de perder o rendimento do ano. A poda de limoeiros deve ocorrer depois de ter produzido a colheita de outono para dar tempo de recuperação antes da colheita da próxima temporada.
Se você vive em um clima quente, tem um pouco mais de liberdade sobre exatamente quando podar; só não o faça quando estiver assando quente. Para todos os outros, de fevereiro a abril são os melhores meses de poda. No geral, você pode podar sempre que a árvore estiver produzindo flores.
Como podar uma árvore de limão
Ao cortar limoeiros, certifique-se de usar tesouras ou serras de poda limpas e muito afiadas, e luvas são úteis para protegê-lo de espinhos. Enquanto a madeira dos citros é muito forte, a casca é fina e fácil de danificar. Sempre faça cortes de poda com a lâmina em direção à árvore para reduzir o corte na árvore.
Não corte o ramo rente ao tronco ou ramo maior. O objetivo é preservar a coleira do ramo (a área ao redor da base de um membro grande que aparece como casca enrugada ou estriada). Essa área é chamada de “zona de defesa do ramo” e contém células que ativam o tecido caloso (madeira enrolada) que cresce sobre um corte de poda e defende a árvore contra a decomposição.
Você deve usar um sistema de três cortes para galhos maiores que uma polegada para evitar danificar a casca.
- Para começar, comece com um corte angular de 10 a 12 polegadas (5 cm) da união do ramo.
- Corte um terço do galho do outro lado - um rebaixo.
- Por fim, mova alguns centímetros acima do comprimento do galho e corte por cima, cortando o galho.
Nunca poda mais de um terço da árvore em um ano. Comece a podar o limão no primeiro ou no segundo ano para treiná-lo para crescer como você deseja. As árvores devem ser mantidas em torno de 8 a 10 pés de altura para facilitar a colheita e o cuidado. Não se apresse e corte galhos saudáveis. Não há necessidade.
Podar os limoeiros cultivados em contêineres é praticamente o mesmo daqueles cultivados no pomar. Seja prudente com a poda em ambos os casos e remova apenas os galhos que estão cruzando, doentes ou morrendo e brotando.
Deixe O Seu Comentário