Variedades de frutas alaranjadas: Aprenda sobre os diferentes tipos de laranjas
Não pode começar o dia sem um copo de suco de laranja? Você certamente não está sozinho. As laranjas, em suas diversas formas - suco, polpa e casca - são procuradas por frutas em todo o mundo. De um modo geral, o suco de laranja como o conhecemos na América do Norte vem das laranjas do umbigo. Quantas variedades de laranja existem? Vamos descobrir.
Quantas variedades de laranja existem?
A laranja doce (Citrus aurantium var. sinensis) não pode ser encontrado em estado selvagem. É um híbrido, embora dos quais dois tipos haja muita conjectura. A maioria das fontes parece se contentar com o casamento entre o pomelo (Citrus maxima) e o mandarim (Citrus reticulata).
A confusão também envolve a origem do cultivo, mas supõe-se que ela tenha sido cultivada pela primeira vez na China, no nordeste da Índia e no possível sudeste da Ásia. Os comerciantes italianos levavam as frutas para o Mediterrâneo por volta de 1450, ou os portugueses por volta de 1500. Até aquele momento, as laranjas eram usadas principalmente para fins medicinais, mas os ricos aristocratas logo apreenderam as frutas perfumadas e suculentas para si.
Tipos de Laranjas
Existem duas categorias básicas de laranja: a laranja doce (C. sinensis) e a laranja amarga (C. aurantium).
Variedades de laranja doce
A laranja doce é dividida em quatro classes, cada uma com características distintas:
- Laranja comum - Existem muitas variedades de laranja comum e é amplamente cultivada. As variedades mais comuns de laranjas comuns são o Valencia, o Tardiff Valencia de Hart e o Hamlin, mas existem dezenas de outros tipos.
- Sangue ou laranja pigmentada - A laranja sanguínea é composta por dois tipos: a laranja clara e a laranja profunda. As laranjas sanguíneas são uma mutação natural C. sinensis. Altas quantidades de antocianina dão a toda a fruta seu tom vermelho escuro. Na categoria laranja-sangue, as variedades de frutas alaranjadas incluem: Maltês, Moro, Sanguinelli, Umbigo Escarlate e Tarocco.
- Laranja de umbigo - A laranja do umbigo é de grande importância comercial e a conhecemos bem como a laranja mais comum vendida nas mercearias. Entre os umbigos, os tipos mais comuns são o Cara cara, Bahia, Dream umbigo, Umbigo tardio e Washington ou Califórnia.
- Laranja sem ácido - As laranjas sem ácido têm muito pouco ácido e, portanto, pouco sabor. Laranjas sem ácido são frutas no início da estação e também são chamadas de laranjas “doces”. Eles contêm muito pouco ácido, o que protege contra a deterioração, tornando-os impróprios para sucos. Eles geralmente não são cultivados em grandes quantidades.
Também incluída entre as variedades doces de laranja comuns está uma espécie cítrica original, a tangerina. Entre suas muitas cultivares estão:
- Satsuma
- tangerina
- Clementine
Variedades de laranja amarga
Das laranjas amargas, existe:
- Laranja de Sevilha, C. aurantium, que é usado como porta-enxerto para a laranjeira doce e na fabricação de marmelada.
- Laranja bergamota (C. bergamia Risso) é cultivada principalmente na Itália por sua casca, que por sua vez é usada em perfumes e também para aromatizar chá Earl Grey.
- Laranja trifoliada (Poncirus trifoliata) também é algumas vezes incluído aqui e também é usado como porta-enxerto para laranjeiras doces. As laranjas trifoliadas produzem frutos felpudos e também são usadas para fazer marmelada. Eles são nativos do norte da China e da Coréia.
Algumas frutas orientais também estão incluídas na categoria de laranja amarga. Esses incluem:
- Naruto e Sanbo do Japão
- Kitchli da Índia
- Nanshodaidai de Taiwan
Uau! Como você pode ver, há uma variedade estonteante de laranjas por aí. Certamente deve haver um tipo de laranja adequado apenas para você e para o seu suco matinal de laranja!
Deixe O Seu Comentário