Usando a geometria nos jardins: planejando um jardim com retângulos dourados
Usando os elementos do retângulo dourado e da proporção áurea, você pode criar jardins atraentes e relaxantes, independentemente das plantas que escolher. Saiba mais sobre como planejar um jardim de retângulo dourado neste artigo.
Usando geometria em jardins
Durante séculos, os designers usaram o retângulo dourado no design de jardins, às vezes sem nem perceber. Se você está se perguntando como isso pode ser, dê uma olhada no seu próprio jardim. Quantos grupos de 3, 5 e 8 você vê? Você as plantou dessa maneira porque achou visualmente atraente um agrupamento desse tamanho sem saber que grupos desse tamanho são parte integrante da proporção áurea. Muitos jardins japoneses são conhecidos por seus desenhos suaves, que, é claro, são projetados em retângulos e proporções douradas.
O que é o retângulo de ouro?
Um jardim de proporção áurea começa com um retângulo das dimensões apropriadas. Determine a medida dos lados curtos de um retângulo dourado multiplicando o comprimento dos lados longos por 0,618. O resultado deve ser o comprimento dos lados curtos. Se você conhece a medida dos lados curtos e precisa determinar o comprimento dos lados longos, multiplique o comprimento conhecido por 1,618.
Criando um jardim de proporção áurea
Outro aspecto da proporção áurea é a sequência de Fibonacci, que é assim:
0, 1, 1, 2, 3, 5, 8…
Para obter o próximo número na sequência, adicione os dois últimos números ou multiplique o último número por 1,618 (Reconhecer esse número?). Use esses números para determinar quantas plantas colocar em cada agrupamento. Por coincidência (ou não), você encontrará muitos bolbos de flores em catálogos e lojas de jardinagem embalados em grupos de 3, 5, 8 e assim por diante.
Você também pode usar a proporção para determinar as alturas das plantas para crescerem juntas. Uma árvore de 1,8 metro, três arbustos de 1,5 metro e oito plantas perenes de 2,5 metros é um padrão repetido pelos jardins mais atraentes.
Eu dei a você os multiplicadores que você pode usar para calcular os comprimentos dos lados de um retângulo dourado, mas se você aprecia a beleza e a elegância da matemática, pode derivar as dimensões com um pequeno exercício geométrico.
Quando desenhado em papel milimétrico, você pode usar o desenho para calcular as dimensões, atribuindo uma unidade de medida, como pés ou polegadas, a cada quadrado. Veja como:
- Desenhe um quadrado.
- Desenhe uma linha para dividir o quadrado ao meio, para que você tenha uma metade superior e a metade inferior.
- Desenhe uma linha diagonal para dividir a metade superior do quadrado em dois triângulos. Meça o comprimento da linha diagonal. Essa medida será o raio do arco que você está prestes a desenhar.
- Usando uma bússola simples como você usou na escola, desenhe uma arca com um raio que você determinou na etapa 3. O arco deve tocar os cantos inferior esquerdo e superior esquerdo do quadrado. O ponto mais alto do arco é o comprimento do seu retângulo dourado.
Deixe O Seu Comentário