Plantas de Naranjilla - Informações e cuidados com o cultivo de Naranjilla
Uma planta e fruta exóticas por si só, a naranjilla (Solanum quitoense) é uma planta interessante para quem deseja aprender mais sobre ela, ou mesmo querendo crescer. Continue lendo para obter informações crescentes sobre naranjilla e muito mais.
Informação crescente de Naranjilla
“Os frutos dourados dos Andes”, as plantas de naranjilla são arbustos herbáceos com um hábito disseminado que são comumente encontrados em toda a América Central e do Sul. As plantas de naranjilla em crescimento selvagem são espinhosas, enquanto as variedades cultivadas são sem espinhos e os dois tipos têm caules grossos que se tornam lenhosos à medida que a planta amadurece.
A folhagem do naranjilla consiste em folhas de 2 pés de comprimento, em forma de coração, que são macias e lanosas; quando jovens, as folhas são revestidas com cabelos roxos brilhantes. Aglomerados de flores perfumadas nascem das plantas de naranjilla, com cinco pétalas brancas superiores transformando-se em cabelos roxos embaixo. A fruta resultante é coberta com pêlos castanhos que são facilmente removidos para revelar o exterior laranja brilhante.
Dentro da fruta naranjilla, as seções suculentas verde a amarela são separadas por paredes membranosas. A fruta tem gosto de uma deliciosa combinação de abacaxi e limão e é apimentada com sementes comestíveis.
Este perene tropical a subtropical reside na família Solanaceae (Nightshade) e acredita-se ser nativo do Peru, Equador e sul da Colômbia. As plantas de Naranjilla foram introduzidas pela primeira vez nos Estados Unidos através de um presente de sementes da Colômbia em 1913 e do Equador em 1914. A Feira Mundial de Nova York em 1939 realmente criou algum interesse com a exibição da fruta naranjilla e 1.500 litros de suco a serem amostrados .
Não apenas o fruto da naranjilha é suco e bebido como bebida (lulo), mas o fruto (incluindo as sementes) também é usado em vários sorvetes, sorvetes, especialidades nativas e pode até ser transformado em vinho. A fruta pode ser comida crua, esfregando os cabelos e depois cortando pela metade e espremendo a carne suculenta na boca, descartando a casca. Dito isto, as frutas comestíveis devem estar completamente maduras ou podem ser bastante azedas.
Condições de cultivo de Naranjilla
Outra informação crescente de naranjilla é em referência ao seu clima. Embora seja uma espécie subtropical, a naranjilla não pode tolerar temperaturas acima de 85 F. (29 C.) e floresce em climas com temperaturas entre 62-66 F. (17-19 C.) e alta umidade.
Intolerantes à exposição ao sol, as condições de cultivo das naranjilhas devem estar adicionalmente em semi-sombra e prosperarão em altitudes mais altas de até 6.000 pés acima do nível do mar, com precipitação bem distribuída. Por essas razões, as plantas de naranjilla são frequentemente cultivadas nos conservatórios do norte como plantas de amostra, mas não dão frutos nessas latitudes temperadas.
Naranjilla Care
Juntamente com seus requisitos de temperatura e água, o naranjilla cuida contra o plantio em áreas com ventos fortes. As plantas de naranjilha gostam de sombra parcial, em solos orgânicos ricos e com boa drenagem, embora o naranjilla também cresça em solos pedregosos menos nutritivos e até em calcário.
Em áreas da América Latina, a propagação de naranjilla é geralmente a partir de sementes, que primeiro são espalhadas em uma área sombreada para fermentar levemente para reduzir a mucilagem, depois lavadas, secas ao ar e polvilhadas com um fungicida. Naranjilla também pode ser propagado por camadas de ar ou a partir de estacas de plantas maduras.
As mudas florescem quatro a cinco meses após o transplante e os frutos aparecem 10 a 12 meses após a semeadura e continuam por três anos. Depois disso, a produção de frutas da naranjilla diminui e a planta morre. Plantas saudáveis de naranjilla produzem de 100 a 150 frutos no primeiro ano.
Deixe O Seu Comentário