Mel como um hormônio da raiz: Como enraizar estacas com mel
Por: Nikki Tilley, Autor do Jardim Bulb-o-licious
Você sabia que o mel pode conter enzimas para promover o crescimento radicular nas plantas? É verdade. Talvez você possa tentar também. Continue lendo para saber mais sobre como usar mel para estacas.
Mel como hormônio da raiz
Todos sabemos que o mel tem muitos benefícios para a saúde. Afinal, é um anti-séptico natural e contém propriedades antifúngicas - que, acredita-se, são uma das razões pelas quais o mel como hormônio da raiz parece funcionar tão bem. De fato, diz-se que apenas 1 colher de sopa (15 mL) de mel contém cerca de 64 calorias e 17 gramas de carboidratos, a maioria proveniente de açúcares, e parece fornecer às plantas um impulso muito necessário, assim como para nós.
Além de conter possíveis agentes de enraizamento, acredita-se que o uso de mel para estacas ajude a proteger contra problemas bacterianos ou fúngicos, permitindo que as pequenas estacas permaneçam saudáveis e fortes.
Receita de crescimento de plantas de mel
Se você deseja tentar este meio natural para fazer o root, provavelmente encontrará mais do que algumas receitas por aí, todas as quais podem ser usadas. Dito isto, convém experimentar para encontrar o que funciona melhor para você, produzindo os melhores resultados. Algumas pessoas até adicionaram mel à água de salgueiro para ajudar no enraizamento. Mas, para começar, aqui está um dos mais básicos que eu já encontrei para fazer uma mistura de mel / água para suas estacas (isso pode ser ajustado conforme necessário).
- 1 colher de sopa (15 mL) de mel
Diz-se que o mel puro ou cru é melhor do que o mel comum comprado na loja (que foi processado / pasteurizado, eliminando as propriedades benéficas) e produz os melhores resultados. Portanto, ao obter mel comprado na loja, verifique se o rótulo especifica que é mel "cru" ou "puro". - 2 xícaras (0,47 L.) de água fervente
- Misture o mel com a água fervente (não ferva o mel em si) e deixe esfriar. Coloque essa mistura em um recipiente hermético (como um frasco de vidro) até que esteja pronto para uso, guardando-o em algum lugar longe da luz. Esta mistura deve manter até duas semanas.
Como enraizar estacas com mel
Quando você estiver pronto para começar a usar mel nas estacas de raiz, precisará primeiro preparar as estacas e o meio de envasamento. Suas estacas devem ter entre 15 e 30 cm de comprimento e cortar em um ângulo de 45 graus.
Agora, mergulhe cada corte na mistura de mel e cole-o no meio de envasamento selecionado. O mel para estacas foi considerado eficaz usando vários meios de envasamento, incluindo solo, água e até lã de rocha.
- Para mídias baseadas no solo, é mais fácil fazer um furo para cada corte com um lápis (ou seu dedo) para inserção. Além disso, certifique-se de manter o solo úmido. (Se desejar, você pode cobrir com plástico ventilado) O mesmo conceito também se aplica aos seus meios sem solo.
- Ao enraizar na água, coloque o corte diretamente na água imediatamente após a sua colocação no mel.
- Por fim, os meios de plantio de lã de rocha devem estar bem saturados e suficientemente profundos para sustentar suas estacas.
Depois que todas as suas estacas tiverem sido mergulhadas e colocadas no meio de envasamento, simplesmente espere que as estacas comecem a enraizar, o que deve ocorrer dentro de uma semana.
Deixe O Seu Comentário