Jardinagem durante a gravidez: é seguro para o jardim durante a gravidez
Jardinagem durante a gravidez é uma maneira agradável de fazer o exercício necessário para manter-se saudável durante a gravidez, mas essa forma de exercício não é isenta de riscos. Mantenha você e seu bebê seguros, evitando trabalho duro durante a parte mais quente do dia, bebendo bastante água e usando um chapéu. Existem dois fatores de risco adicionais que as mulheres grávidas devem ter em mente: toxoplasmose e exposição a produtos químicos.
Como Jardim Durante a Gravidez
Para as mulheres grávidas, a jardinagem aumenta o risco de exposição à toxoplasmose, um organismo grave que causa sintomas semelhantes aos da gripe nas mães e pode causar deficiências mentais e cegueira em seus nascituros. A toxoplasmose é freqüentemente disseminada nas fezes de gatos, principalmente nas fezes de gatos que capturam, matam e comem presas, como ratos. Quando esses gatos depositam fezes no solo do jardim, há uma boa chance de que eles também estejam depositando o organismo da toxoplasmose.
Produtos químicos, como herbicidas e inseticidas, também são fatores de risco para a mulher grávida em jardinagem. O cérebro e o sistema nervoso de um feto se desenvolvem rapidamente, e uma exposição significativa durante esse período crítico pode afetar o desenvolvimento do bebê.
É seguro jardinar durante a gravidez?
Você não precisa parar de jardinagem durante a gravidez, mas pode ser necessário fazer algumas alterações para manter você e seu bebê seguros. Esteja ciente dos riscos associados à jardinagem durante a gravidez e use uma abordagem de bom senso para evitá-los.
Gravidez e Segurança no Jardim
Aqui estão algumas precauções de segurança na gravidez e no jardim para ajudar a manter você e seu filho ainda não nascido em segurança no jardim:
- Fique dentro de casa enquanto os produtos químicos são pulverizados no jardim. Os sprays formam um aerossol fino que flutua com uma brisa, por isso não é seguro estar ao ar livre, mesmo se você estiver a uma certa distância. Aguarde a secagem dos produtos químicos antes de retornar ao jardim.
- Sempre que possível, use o manejo integrado de pragas (IPM), que incentiva o uso de métodos não químicos para controlar insetos e doenças de jardins. Quando os sprays forem absolutamente necessários, use a opção menos tóxica.
- Mantenha os gatos fora do jardim o máximo possível e sempre assuma que o solo está contaminado com toxoplasmose.
- Use luvas, mangas compridas e calças compridas no jardim para evitar a exposição a solos e produtos químicos contaminados. Tome cuidado para não tocar seu rosto, olhos ou boca com luvas ou mangas sujas.
- Lave bem todos os produtos antes de comê-los.
- Deixe pulverização e trabalho pesado para outra pessoa.
Deixe O Seu Comentário