Aprenda sobre as próprias rosas raiz e rosas enxertadas
Por: Stan V. Griep, mestre da American Rose Society Consulting Rosarian - Distrito das Montanhas Rochosas
Quando termos como "rosas da raiz própria" e "rosas enxertadas" são usados, isso pode deixar um novo jardineiro de rosas confuso. O que significa quando uma roseira cresce em suas próprias raízes? E o que significa quando uma roseira tem raízes enxertadas? Vejamos quais são as diferenças entre as rosas-raiz e as rosas enxertadas.
O que são rosas enxertadas?
Muitas das roseiras no mercado são conhecidas como roseiras “enxertadas”. Estes são roseiras que têm uma variedade superior de rosas que normalmente não é tão resistente quando cultivadas em seu próprio sistema radicular. Assim, essas rosas são enxertadas em um porta-enxerto de roseira mais resistente.
Na minha área da Zona 5 do USDA - Colorado, a parte inferior da rosa enxertada geralmente tem sido uma roseira chamada Dr. Huey rose (rosa escalada) ou talvez uma rosa R. multiflora. Dr. Huey é uma rosa extremamente resistente e forte que vai continuar como o coelho Energizer. Nos meus canteiros de rosas, assim como em muitos outros, a parte superior da roseira enxertada havia morrido e vi o porta-enxerto do Dr. Huey enviar novos brotos de cana por baixo do enxerto.
Muitos jardineiros apaixonados por rosas foram enganados ao pensar que a roseira que amavam está voltando apenas para descobrir que é verdadeiramente o cultivador prolífico Dr. Huey que assumiu o controle. Não que as flores de rosa do Dr. Huey não sejam bonitas; eles simplesmente não são os mesmos que a roseira comprada originalmente.
Uma preocupação em deixar o roseiral do Dr. Huey continuar crescendo é que ele gosta de se espalhar e assumir o controle! Portanto, a menos que você tenha muito espaço para ele fazer isso, é melhor cavar a roseira, obtendo todas as raízes que puder.
Outro porta-enxerto usado para rosas enxertadas é chamado Fortuniana rose (também conhecida como Double Cherokee rose). Fortuniana, enquanto um porta-enxerto resistente, não era tão forte nos climas mais rigorosos do inverno. Mas as roseiras enxertadas com porta-enxertos Fortuniana mostraram uma produção de flores muito melhor que R. multiflora ou Dr. Huey em testes que foram realizados, mas eles ainda têm a desvantagem de sobrevivência em clima frio.
Ao procurar roseiras em seus jardins, lembre-se de que uma roseira “enxertada” significa uma que foi composta por duas roseiras diferentes.
O que são as próprias rosas-raiz?
As roseiras de “raiz própria” são simplesmente isso - roseiras que são cultivadas em seus sistemas radiculares. Algumas roseiras de raiz serão menos resistentes e um pouco mais propensas a doenças até ficarem bem estabelecidas no seu canteiro ou jardim de rosas. Algumas raízes de rosas permanecerão menos resistentes e mais propensas a doenças ao longo da vida.
Faça alguma pesquisa sobre a própria raiz roseira que você está considerando para o seu canteiro ou jardim de rosas antes de comprá-lo. Esta pesquisa irá orientá-lo sobre se é melhor usar a roseira enxertada ou se o próprio tipo de raiz pode se sustentar em suas condições climáticas. A pesquisa também paga enormes dividendos quando se trata de ter uma roseira saudável e feliz, em vez de ter que lidar com uma doentia.
Pessoalmente, tenho várias roseiras que se dão muito bem em meus canteiros de rosas. O importante para mim, além de fazer a pesquisa sobre a própria saúde das raízes, é que, se essas roseiras morrerem de volta ao nível do solo durante o inverno, o que surgirá desse sistema radicular sobrevivente será a rosa que eu amava e queria na minha cama de rosas!
Minhas roseiras Buck são rosas de raiz própria, bem como todas as minhas roseiras em miniatura e mini flora. Muitas das minhas roseiras em miniatura e mini flora são as rosas mais duras quando se trata de sobreviver a alguns invernos rigorosos aqui. Muitos anos tive que podar essas maravilhosas roseiras até o nível do solo no início da primavera. Eles me surpreendem continuamente com o vigor com que voltam e as flores que produzem.
Deixe O Seu Comentário