Benefícios dos gambás: são bons gambás para ter por perto
O único marsupial da América tende a ter uma má reputação. Talvez seja a aparência e o estilo de vida noturno do gambá que tornam essa criatura tão desagradável. Afinal, avistar uma grande criatura parecida com um rato com olhos redondos e apetite de um seqüestrador em um raio de luz é simplesmente assustador.
Gambás são bons para se ter por perto?
Surpreendentemente, a resposta é sim. Comparado a outros tipos de vida selvagem, eles são muito úteis. Os gambás não apenas desempenham um papel essencial no ecossistema, mas também podem ser um ativo valioso para o seu jardim, apesar do fato de que a maioria das pessoas é rápida em controlar seus números.
Gambás, às vezes chamados de gambá, beneficiam seu jardim livrando-o de pequenos insetos e pragas. Como onívoros, os gambás consomem uma variedade de alimentos. Isso inclui os besouros, lesmas e caracóis, que danificam as plantas do jardim.
Essas criaturas noturnas também consomem matéria vegetal. Em geral, o gambá prefere vegetação caída ou podre a fresca. A limpeza de frutas e verduras atualizadas, que podem abrigar doenças, é outro benefício do comportamento dessas criaturas.
Os gambás controlam carrapatos?
Em muitas áreas dos Estados Unidos, as populações de carrapatos têm aumentado. Essas pragas são portadoras da doença de Lyme e da febre das montanhas rochosas. À medida que os carrapatos se tornam mais numerosos, o mesmo ocorre com os incidentes de doenças transmitidas por picadas. As atividades hortícolas, como a remoção de ervas daninhas, colocam os jardineiros em risco aumentado.
Um dos maiores benefícios dos gambás é sua capacidade de controlar os controles. Como cuidadores meticulosos, os gambás consomem cerca de 95% dos caralhos que pegam carona em seus corpos de mamíferos. Estima-se que um singleopossum elimina mais de 5.000 carrapatos do meio ambiente a cada ano.
Fatos de gambá
Considere estes benefícios adicionais possíveis:
- Gambás caçam, matam e comem ratos, ratos e cobras (incluindo venenosas).
- Gambás são catadores e limpam carcaças de animais mortos.
- Gambás têm uma resistência natural à raiva e ao botulismo, portanto, é improvável que eles espalhem essas doenças.
- Gambás são imunes às toxinas nas picadas de abelhas e escorpiões.
- Gambás não cavam buracos profundos, mas ocupam tocas de outros animais.
Infelizmente, também existem algumas desvantagens em ter o gambá útil pendurado em sua casa e jardim. Considere estes fatos antes de convencê-los a ficar:
- Como catadores, gambás terão prazer em consumir alimentos para animais deixados ao ar livre. Eles têm excelentes lembranças e retornam noite após noite para terminar o que Fido ou gatinho deixam para trás.
- Eles podem ter pulgas e largar pulgas e ovos em seu quintal e jardim.
- Gambás são oportunistas que se abrigam de bom grado em sua casa, garagem ou anexo.
- Eles se servirão das sobras da cozinha em sua pilha de compostagem ou em sacos de lixo destinados à coleta de lixo.
- O gambá é portador de mieloencefalite por protozoário eqüino ou EPM. Grama, feno e grãos contaminados por fezes de gambá podem transmitir essa doença incurável e mortal aos cavalos.
Deixe O Seu Comentário