Tratamento com podridão de morango - Como lidar com podridão de morango
O mofo cinzento nos morangos, também conhecido como botrytisrot do morango, é uma das doenças mais comuns e graves para os cultivadores comerciais de morango. Como a doença pode se desenvolver no campo e durante o armazenamento e o trânsito, pode dizimar uma colheita de morango. Controlar a podridão-do-morango é então de primordial importância, mas infelizmente é um dos patógenos mais difíceis de controlar.
Sobre mofo cinzento em morangos
A podridão botânica do morango é uma doença fúngica causada por Botrytis cinerea, um fungo que afeta várias outras plantas e é mais severo durante o período de floração e na colheita, em épocas particularmente chuvosas, acompanhadas por temperaturas frias.
As infecções começam como pequenas lesões marrons, geralmente sob o cálice. Os esporos nas lesões começam a crescer dentro de um dia e aparecem como um molde cinzento e aveludado. As lesões crescem rapidamente em tamanho e atingem os verdes e os ripeberries.
As bagas infectadas permanecem firmes e ainda cobertas com esporos de cinza. A alta umidade favorece o crescimento do mofo, que é visível como branco à massa de algodão cinza. Nos frutos verdes, as lesões se desenvolvem mais lentamente e os frutos ficam malformados e completamente podres. Frutas podres podem ser mortificadas.
Tratamento com podridão de morango e botrite
Botrytisoverwinters em restos de plantas. No início da primavera, o micélio se torna ativo e produz muitos esporos na superfície do detrito da planta, que depois é espalhada pelo vento. Quando a umidade está presente e uma temperatura entre 20 e 27ºC, a infecção pode ocorrer dentro de algumas horas. As infecções ocorrem tanto no florescimento quanto no amadurecimento dos frutos, mas geralmente não são detectadas até que os frutos estejam maduros.
Ao colher os morangos, as frutas infectadas podem rapidamente, especialmente quando machucadas, espalhar a doença para frutas saudáveis. Dentro de 48 horas após a colheita, os morangos saudáveis podem se tornar uma massa apodrecida infectada. Como o fungo vence o inverno e pode causar infecção em todos os estágios do desenvolvimento, controlar a podridão do morango silvestre é uma tarefa difícil.
Controle ervas daninhas ao redor do canteiro de frutas. Limpe e destrua qualquer detrito antes que as plantas comecem a crescer na primavera. Selecione um local com boa drenagem do solo e circulação de ar com plantas em pleno sol.
Plante plantas de morango em fileiras com os ventos predominantes para promover uma secagem mais rápida das folhas e das frutas. Permita espaço adequado entre as plantas. Coloque uma boa camada de casca de palha entre as linhas ou ao redor das plantas para reduzir a ocorrência de podridões de frutas.
Fertilizar no momento adequado. Excesso de nitrogênio na primavera antes da colheita pode produzir excesso de folhagem que sombreia a formação de frutos e, por sua vez, impede que os frutos sequem rapidamente.
Escolha frutas no início do dia assim que as plantas estiverem secas. Remova as bagas doentes e destrua-as. Manuseie as frutas com cuidado para evitar machucados e leve à geladeira as frutas colhidas imediatamente.
Por fim, fungicidas podem ser usados para auxiliar no manejo dos botríticos. Eles devem ser cronometrados adequadamente para serem eficazes e são mais eficazes em conjunção com as práticas culturais acima. Consulte o escritório local de extensão para obter recomendações sobre o uso de fungicidas e siga sempre as instruções do fabricante.
Deixe O Seu Comentário