Tratamento da xiloporose cítrica: controle dos sintomas do vírus da xiloporose na caquexia
As árvores cítricas podem ser severamente afetadas por doenças virais. De fato, vírus e doenças semelhantes a vírus destruíram bosques inteiros de árvores cítricas, cerca de 50 milhões de árvores nos últimos 50 anos. Outras doenças reduzem o tamanho e o vigor de uma árvore cítrica, bem como a quantidade de frutas produzidas. Uma doença a ser observada em um pomar doméstico é a xiloporose cítrica, causada pela Caquexia xiloporose vírus. O que é caquexia xiloporose? Leia para obter informações sobre xiloporose de citros.
O que é a Cachexia Xyloporosis?
Nem todo mundo está familiarizado com o vírus da xiloporose cítrica, e isso inclui muitos que cultivam plantas cítricas. Então, exatamente o que é caquexia xiloporose?
A xiloporose da caquexia é uma doença vegetal causada por um viróide, uma pequena molécula de RNA infecciosa. A caquexia, também conhecida como caquexia da xiloporose dos citros, pode ser identificada por sintomas distintos. Estes incluem caroços e gomas severas na casca e na madeira.
A caquexia de xiloporose de citros ataca algumas espécies de tangerina, incluindo Orlando tangelo, tangerinas e limão doce. Pode afetar porta-enxertos e copa das árvores.
Tratamento com xiloporose cítrica
O vírus da caquexia xiloporose, assim como outros viróides, são geralmente transmitidos de árvore em árvore através de técnicas de enxerto como o budwood. O vírus causador da doença também pode se espalhar usando ferramentas que tocaram uma árvore doente. Por exemplo, a caquexia xiloporose pode ser disseminada por equipamentos de poda, facas de brotamento ou outras ferramentas usadas para cortar árvores cítricas. Isso pode incluir equipamentos de cobertura e cobertura.
Árvores jovens que sofrem de doenças causadas por vírus, incluindo caquexia de xiloporose de citros, devem ser destruídas; eles não podem ser curados. Os viróides geralmente não afetam a produção de frutos em árvores maduras.
Obviamente, se você estiver cultivando árvores cítricas, evite espalhar o vírus da caquexia xiloporose. A melhor maneira de fazer isso é comprar árvores livres de viróides.
Nas árvores enxertadas, verifique se o viveiro certifica todas as fontes de enxertia e de brotamento como livres de viróides. Isto é especialmente verdade se sua árvore tiver um porta-enxerto ou uma cultivar conhecida por ser sensível à xiloporose cítrica.
As árvores que enxertam ou podam devem usar apenas equipamentos desinfestados com alvejante (1% de cloro livre) para evitar a disseminação da caquexia da xiloporose nos citros. Desinfecte repetidamente se você estiver passando de uma fonte de budwood para outra.
Deixe O Seu Comentário