Sintomas da Estela Vermelha - Gerenciamento da Doença da Estela Vermelha em Plantas de Morango
Por: Amy Grant
Se as plantas no canteiro de morangos parecem atrofiadas e você mora em uma área com condições de solo úmidas e frescas, você pode observar morangos com estela vermelha. O que é doença da estela vermelha? A podridão das raízes das estelas vermelhas é uma doença fúngica grave que pode causar a morte de plantas de morango. Aprender a reconhecer os sintomas da estela vermelha é um passo importante no gerenciamento da doença da estela vermelha nos morangos.
O que é a doença de estela vermelha?
A podridão das raízes das estelas vermelhas afeta as plantas de morango nas regiões norte dos Estados Unidos. É causado pelo fungo Phytophthora fragariae. A doença afeta não apenas os morangos, mas também os morangos e a potentilla, embora em menor grau.
Como mencionado, a doença é mais comum quando as condições são frescas e úmidas. Durante esses períodos, o fungo começa a se mover pelo solo, infestando o sistema radicular dos morangos. Apenas alguns dias após a infecção, as raízes começam a apodrecer.
Sintomas da Estela Vermelha
Os morangos infectados com estela vermelha inicialmente não apresentam sintomas visíveis, já que o fungo está fazendo seu trabalho sujo no solo. À medida que a infecção progride e as raízes ficam cada vez mais apodrecidas, começam a aparecer sintomas acima do solo.
As plantas ficam atrofiadas e as folhas jovens ficam azul / verde, enquanto as folhas mais velhas ficam vermelhas, amarelas ou alaranjadas. À medida que o número de raízes é infectado, o tamanho da planta, o rendimento e o tamanho das bagas diminuem.
A doença da estela vermelha geralmente não aparece em um novo plantio até a primavera seguinte, durante o primeiro ano de plantio. Os sintomas aparecem desde a plena floração até a colheita e os danos aumentam exponencialmente ano após ano.
Manejo da Doença de Estela Vermelha
A doença da estela vermelha é mais prevalente em solos argilosos pesados que são saturados com água combinada a temperaturas baixas. Uma vez estabelecido o fungo no solo, ele pode permanecer vivo por até 13 anos ou mais, mesmo quando a rotação de culturas for implementada. Então, como então o stele vermelho pode ser gerenciado?
Certifique-se de usar apenas cultivares resistentes certificadas e livres de doenças. Estes incluem os seguintes portadores de junho:
- Todas as estrelas
- Delite
- Earliglow
- Guardião
- Lester
- Midway
- Redchief
- Scott
- Sparkel
- Nascer do sol
- Surecrop
As variedades eternas também são predominantemente resistentes à estela vermelha. No entanto, as variedades resistentes são resistentes apenas a cepas comuns da doença e ainda podem ser infectadas se entrarem em contato com outras cepas do patógeno. O viveiro local ou o escritório de extensão deve poder direcioná-lo para as cultivares mais resistentes da sua região.
Coloque as bagas em uma área bem drenada que não tende a ficar saturada. Mantenha todas as ferramentas usadas para cuidar dos morangos limpos e estéreis para evitar a transmissão da infecção.
Se as plantas sofrem de uma infecção extrema, a fumigação do solo com esterilizadores do solo e / ou aplicação de pesticidas pode ajudar. Este é um último recurso e é arriscado, pois um campo fumigado pode ser reinfetado por equipamentos ou plantas contaminados.
Deixe O Seu Comentário