Propagação da planta de Pitaya: cultivo de uma nova planta de fruta do dragão
Se você está procurando uma fruta absolutamente única e bonita para crescer, tente propagar uma fruta do dragão. Fruta do dragão ou pitaya (Hylocereus undatus), é o nome do cacto e da fruta que produz. Nativa da América Central, a propagação de plantas pitaya também ocorre nas regiões tropicais e subtropicais da China, Israel, Vietnã, Malásia, Tailândia e Nicarágua. Interessado em cultivar um novo fruto de dragão? Continue lendo para descobrir como propagar pitaya.
Informação da fruta do dragão
Pitaya é comumente chamado de fruta do dragão em inglês e é um reflexo de seu nome chinês, que literalmente significa 'fruta do dragão de fogo'. É também chamado de pitahaya, cereus que floresce à noite e pêra de morango, entre outras nomenclaturas.
A fruta do dragão é um cacto de escalada perene e epifítico que possui caules verdes carnudos e articulados, compostos por três asas recortadas e cheias de tesão. Dependendo da variedade, cada asa tem de um a três espinhos curtos.
Tanto a fruta quanto as flores são comestíveis, embora geralmente apenas a fruta seja consumida. Como o nome 'noite florescendo cereus' indica, a pitaya apenas floresce à noite, abrindo à noite e durando até o meio da manhã do dia seguinte - apenas o tempo suficiente para ser polinizada por mariposas noturnas. As flores são altamente aromáticas, em forma de sino e verde-amarelado e medem cerca de 30 cm de comprimento por 23 cm de largura. A fruta resultante é produzida no verão.
Sobre a propagação de frutas do dragão
Antes de cultivar uma nova fruteira, é importante saber algumas coisas sobre suas necessidades. A fruta do dragão é um cacto de escalada que requer algum tipo de apoio para crescer.
Embora a pitaya seja uma planta tropical a subtropical e precise de calor e sol, é melhor situar a nova planta em uma área seca com sol parcial.
Pitaya não gosta de clima frio e, de fato, só pode sobreviver a pequenos surtos de temperatura e geada. Mas, se você vive em um clima mais frio ou em um apartamento sem acesso a um jardim, não se preocupe, a propagação de plantas de pitaya ainda é possível. As plantas de fruta do dragão se adaptam bem ao cultivo de contêineres, e a beleza de propagar uma fruta do dragão em uma panela é a capacidade de movê-la e passar o inverno em locais fechados.
Como propagar Pitaya
A propagação do fruto do dragão ocorre a partir de estacas de sementes ou caules. A propagação a partir de sementes é menos confiável e exigirá paciência, pois o tempo de propagação à produção de frutos pode levar até 7 anos. A propagação é mais comumente realizada através do uso de estacas de caule.
Para propagar cortes de caule, obtenha um segmento de caule de 6 a 15 polegadas (12-38 cm.). Faça um corte inclinado na base do caule e trate-o com um fungicida. Deixe o segmento da haste tratada secar por 7-8 dias em uma área seca e sombreada. Após esse período, mergulhe o corte em um hormônio radicular e depois plante diretamente no jardim ou em um solo bem drenado em um recipiente. As estacas crescem rapidamente e podem produzir frutos de 6 a 9 meses após a propagação.
Se você preferir tentar a sorte propagando a partir de sementes, corte uma fruta do dragão ao meio e retire as sementes. Separe a polpa das sementes em um balde de água. Coloque as sementes em uma toalha de papel úmida para secar durante a noite.
No dia seguinte, encha uma bandeja com uma mistura inicial de sementes bem drenada. Polvilhe as sementes na superfície do solo e cubra-as levemente com uma pitada de médio, apenas cobrindo-as. Umedeça com um frasco de spray e cubra com filme plástico. Mantenha o solo úmido. A germinação deve ocorrer em 15 a 30 dias.
Quando as sementes germinarem, retire a embalagem plástica e transplante-as para vasos maiores.
Deixe O Seu Comentário