Informações sobre plantas de Sotol: dicas para o cultivo de plantas de Dasylirion
O que é o Dasylirion? Desert Sotol é uma maravilha arquitetônica de uma planta. As folhas na vertical, em forma de espada, se assemelham a uma mandioca, mas elas se curvam para dentro na base, dando-lhes o nome de colher do deserto. Pertencente ao gênero Dasylirion, a planta é nativa do Texas, Novo México e Arizona. Aprenda a cultivar sotol e aproveite essa beleza do deserto em seu jardim.
Informações sobre plantas em Sotol
Uma planta de aparência quase feroz, o sotol é tolerante à seca e um tesouro selvagem no deserto. Possui usos tradicionais como bebida fermentada, material de construção, tecidos e forragens para gado. A planta também pode ser domada e usada com efeitos elegantes no jardim como parte de uma paisagem temática de xeriscape ou deserto.
O Dasylirion pode crescer 2 metros de altura com uma haste de flor com 4,5 metros de altura. As folhas verde-cinza-escuras são delgadas e adornadas com dentes afiados nas bordas. A folhagem arqueia para fora de um tronco atarracado central, dando à planta uma aparência ligeiramente arredondada.
As flores são dióicas, branco-creme e muito atraentes para as abelhas. As plantas de Sotol não florescem até os 7 a 10 anos de idade e mesmo quando o fazem nem sempre é um evento anual. O período de floração é da primavera ao verão e o fruto resultante é uma concha de três asas.
Entre as informações interessantes das plantas sotol está o seu uso como alimento humano. A base da folha em forma de colher foi assada e depois triturada em bolos que foram comidos frescos ou secos.
Como crescer Sotol
É necessário sol pleno para o cultivo de Dasylirion, bem como para a drenagem do solo. A planta é adequada para as zonas 8 a 11 do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e é adaptada a uma variedade de solos, calor e seca, uma vez estabelecidos.
Você pode tentar cultivar Dasylirion a partir de sementes, mas a germinação é irregular e irregular. Use um tapete de aquecimento de sementes e plante sementes embebidas para obter melhores resultados. No jardim, o sotol é bastante auto-suficiente, mas é necessária água suplementar em verões quentes e secos.
À medida que as folhas morrem e são substituídas, elas caem ao redor da base da planta, formando uma saia. Para uma aparência mais organizada, retire as folhas mortas. A planta apresenta poucos problemas de pragas ou doenças, embora as doenças foliares fúngicas ocorram em condições excessivamente úmidas.
Variedades Dasylirion
Dasylirion leiophyllum - Uma das plantas menores de sotol com apenas 3 pés (0,91 m) de altura. Folhagem amarela esverdeada e dentes marrom avermelhados. As folhas não são pontudas, mas com um aspecto mais desgastado.
Dasylirion texanum - Um nativo do Texas. Extremamente tolerante ao calor. Pode produzir flores verdes cremosas.
Dasylirion wheeleri - A colher clássica do deserto com folhagem verde-azulada longa.
Dasylirion acrotriche - Folhas verdes, um pouco mais delicadas do que D. texanum.
Dasylirion quadrangulatum - Também conhecida como grama mexicana. Folhas verdes mais duras e menos arqueadas. Bordas suaves na folhagem.
Deixe O Seu Comentário