Tratando o mosaico no feijão: causas e tipos de mosaico do feijão
O verão significa estação do feijão, e o feijão é uma das culturas mais populares em horta, devido à facilidade de cuidados e ao rápido rendimento das culturas. Infelizmente, uma praga de jardim também desfruta dessa época do ano e pode comprometer seriamente a colheita do feijão - esse é o pulgão, só que nunca existe realmente apenas um, existe?
Os pulgões são responsáveis pela disseminação do vírus do mosaico do feijão de duas maneiras: mosaico comum do feijão e mosaico amarelo do feijão. Os sintomas de mosaico dos grãos afetados pelo vírus do mosaico comum do feijão (BCMV) ou pelo mosaico amarelo do feijão (BYMV) são semelhantes, portanto, uma inspeção cuidadosa pode ajudar a determinar qual deles está afetando suas plantas.
Vírus do mosaico comum do feijão
Os sintomas do BCMV se manifestam como um padrão irregular de mosaico de amarelo claro e verde ou como uma faixa de verde escuro ao longo das veias de uma folha verde. A folhagem também pode enrugar e dobrar de tamanho, fazendo com que a folha enrole. Os sintomas variam de acordo com a variedade do feijão e a cepa da doença, com o resultado final que atrapalha a planta ou sua eventual morte. O conjunto de sementes é afetado pela infecção pelo BCMV.
O BCMV é produzido por sementes, mas geralmente não é encontrado em leguminosas selvagens, e transmitido por várias (pelo menos 12) espécies de pulgões. O BCMV foi reconhecido pela primeira vez na Rússia em 1894 e conhecido nos Estados Unidos desde 1917, época em que a doença era um problema grave, diminuindo os rendimentos em até 80%.
Hoje, o BCMV é um problema menor na agricultura comercial devido às variedades de feijão resistentes a doenças. Algumas variedades de feijões secos são resistentes, enquanto quase todos os feijões rápidos são resistentes ao BCMV. É importante comprar sementes com essa resistência, uma vez que as plantas estão infectadas, não há tratamento e as plantas devem ser destruídas.
Mosaico Amarelo Feijão
Os sintomas do mosaico amarelo do feijão (BYMV) variam novamente, dependendo da cepa do vírus, do estágio de crescimento no momento da infecção e da variedade do feijão. Como no BCMV, o BYMV terá marcações em mosaico amarelo ou verde contrastantes na folhagem da planta infectada. Às vezes, a planta tem manchas amarelas na folhagem e, muitas vezes, a primeira pode ser folhetos caídos. Seguem-se folhagem ondulada, folhas duras e brilhantes e tamanho da planta geralmente atrofiado. Pods não são afetados; no entanto, o número de sementes por vagem é e pode ser significativamente menor. O resultado final é o mesmo que o BCMV.
A BYMV não é gerada por sementes e ganha inverno em hospedeiros como trevo, legumes silvestres e algumas flores, como o gladíolo. É então transportado de planta em planta por mais de 20 espécies de pulgões, entre elas o pulgão do feijão preto.
Tratamento de mosaico em feijão
Uma vez que a planta possui uma cepa do vírus do mosaico do feijão, não há tratamento e a planta deve ser destruída. Podem ser tomadas medidas de combate para futuras colheitas de feijão naquele momento.
Antes de tudo, compre apenas sementes livres de doenças de um fornecedor respeitável; verifique a embalagem para ter certeza. É menos provável que as heranças sejam resistentes.
Gire a colheita de feijão a cada ano, especialmente se você teve alguma infecção no passado. Não plante feijão perto de alfafa, trevo, centeio, outras leguminosas ou flores, como o gladíolo, que podem atuar como hospedeiros auxiliando no inverno do vírus.
O controle de pulgões é vital para o controle do vírus do mosaico do feijão. Verifique a parte inferior das folhas quanto a pulgões e, se houver, trate imediatamente com sabão inseticida ou óleo de nim.
Novamente, não há tratamento de infecções por mosaicos nos feijões. Se você observar padrões de mosaico verde-claro ou amarelo na folhagem, crescimento atrofiado e morte prematura das plantas e suspeitar de infecção por mosaicos, a única opção é desenterrar e destruir as plantas infectadas e seguir com medidas preventivas para uma colheita saudável do feijão. temporada seguinte.
Deixe O Seu Comentário