Ajudando um gardênia com folhas amarelas
As gardênias são plantas bonitas, mas requerem um pouco de manutenção. Um problema que atormenta os jardineiros é um arbusto de gardênia com folhas amarelas. Folhas amarelas são um sinal de clorose nas plantas. Existem várias causas e tentar determinar o motivo pode envolver muitas tentativas e erros.
O que é clorose nas plantas?
Clorose nas plantas significa simplesmente que a planta não possui clorofila suficiente. Isso pode ser causado por falta de drenagem, problemas nas raízes, pH muito alto ou nutrientes insuficientes no solo ou uma combinação de todos eles.
Muita água causando um arbusto gardênia com folhas amarelas
Quando você tem um arbusto de gardênia com folhas amarelas, a primeira coisa a fazer é verificar se há muita água no solo. A gardênia precisa de solo úmido, mas não excessivamente molhado. Adicione um pouco mais de composto para ajudá-lo a ter um ambiente mais rico e certifique-se de configurar a drenagem adequada.
PH incorreto causando arbusto gardênia com folhas amarelas
Depois de determinar que a água não é o problema, você precisa verificar o equilíbrio do pH do solo. O pH do solo das plantas é uma questão importante para as gardênias, que exigem um pH entre 5,0 e 6,5. Os efeitos do nível de pH do solo nas plantas farão com que ele não seja capaz de absorver minerais como ferro, nitrogênio, mannes ou zinco. A deficiência mineral é uma das principais causas de clorose nas plantas e nas gardênias. As deficiências mais comuns são magnésio (Mg) e ferro (Fe), que resultam em amarelecimento similar das folhas. O tratamento para cada um depende da identificação adequada:
Deficiência de magnésio - Folhas amarelas na base dos galhos, enquanto as pontas permanecem verdes. Também observará um triângulo verde escuro na base da folha que pode se parecer com o formato da folha da planta. A dose de sal de magnésio, ou sais de Epsom, ajudará. No entanto, lembre-se de que aplicações excessivas podem penetrar no solo.
Falta de ferro - Pontas geralmente amarelas, mas a base dos galhos e veios das folhas permanece verde. Mais comum quando o clima fica mais frio, uma vez que a seiva mais lenta da planta dificulta a absorção dos nutrientes. Portanto, a primavera é normalmente considerada o momento mais adequado para o tratamento através do uso de ferro quelato, que dura mais tempo e absorve gradualmente. A forma de pó é recomendada, pois os tipos líquidos podem não ter enxofre, o que é necessário para diminuir o pH (o ferro diminui à medida que o pH aumenta).
Pode ser difícil equilibrar o pH do solo das plantas. Ao adicionar os nutrientes ausentes, você pode ajudar a reduzir as folhas amarelas da sua gardênia. Um método é simplesmente adicionar o equilíbrio certo dos nutrientes ausentes ao solo ao redor da planta (a cerca de 1,5 metro de distância da planta). Algumas pessoas tratam as folhas com uma solução aquosa dos nutrientes que faltam, mas isso é uma correção temporária, na melhor das hipóteses, pois ajuda a folhagem atual a ficar verde novamente. É melhor ajustar o pH do solo das plantas para a saúde a longo prazo. Adicionar os nutrientes diretamente ao solo, a cerca de 3 pés (0,9 m) ou mais longe da planta onde as raízes se espalham é outra maneira de ajudar a eliminar as folhas amarelas.
Um arbusto de gardênia com folhas amarelas é um problema comum e pode ser muito difícil de resolver. Se, após seus esforços, sua gardênia ainda não sobreviver, não seja muito duro consigo mesmo. Mesmo os mestres jardineiros com anos de experiência podem perder arbustos de gardênia, apesar de seus melhores esforços. As gardênias são uma planta bonita, mas frágil.
Deixe O Seu Comentário