Soluções Xeriscape para problemas comuns na paisagem
Por: Nikki Tilley, Autor do Jardim Bulb-o-licious
Existem muitos problemas comuns na paisagem que podem manchar a beleza do seu quintal, e quase toda paisagem tem pelo menos uma área problemática. Esses problemas variam de algo estético, como um local rochoso ou declive, a coisas que podem afetar a saúde geral da sua paisagem, como uma seca severa. Então, qual é a melhor solução para lidar com eles?
Quando você encontrar esses problemas, é uma boa idéia corrigi-los o mais rápido possível. Na maioria das vezes, tudo o que você precisa é implementar técnicas de xeriscaping. Soluções eficazes de design de xeriscape permitem que a paisagem trabalhe com suas condições naturais e não contra elas.
Plantações de Xeriscape
Muitas pessoas pensam em xeriscapes apenas como jardins de cactos e rochas. A verdade é que esses tipos de projetos de paisagens são muito eficientes e produzem paisagens interessantes.
Os cactos existem em muitas variedades e podem ser bastante bonitos. Muitas plantas de cactos têm lindas flores. Cactus pode adicionar uma aparência interessante à sua paisagem e distinção ao seu quintal. Existem diferentes tipos de plantas de cactos, além de suculentas, ótimas para xeriscaping.
Se uma área ou declive rochoso é o seu problema, talvez um projeto de jardim de rochas xeriscape possa ser implementado como uma solução paisagística. Jardins de pedra também são excelentes para o paisagismo de xeriscape. Eles ocupam espaço que os arbustos e o gramado usariam, mas requerem menos cuidados. Além disso, os jardins de pedra podem parecer muito interessantes. Existem muitas flores, gramíneas ornamentais, pequenos arbustos e coberturas de solo que podem crescer no meio do seu jardim de rochas. Certifique-se de escolher plantas resistentes, de preferência plantas nativas, que podem tolerar viver próximo das rochas.
Só porque o xeriscape trata da conservação da água não significa que a sua paisagem deva ser composta por jardins de cactos e rochas. De fato, você pode combiná-las com plantas paisagísticas mais tradicionais. Embora o xeriscaping esteja associado a áreas afetadas pela seca, você não deve subestimar os benefícios que esse tipo de prática de jardinagem pode trazer para paisagens distantes das condições do deserto. A Xeriscaping pode economizar tempo e dinheiro a longo prazo simplesmente incorporando plantas de baixa manutenção e tolerantes à seca em sua paisagem e agrupando essas plantas com as que requerem necessidades semelhantes de irrigação.
Xeriscaping é o ato de paisagismo usando plantas que não precisam de muita água. Portanto, é possível criar e manter uma paisagem usando princípios xeriscape com flores mais tradicionais. A chave é escolher cuidadosamente suas plantas e usar a água com mais eficiência. Algumas plantas que são excelentes na maioria das xeriscapes são plantas perenes, gramíneas ornamentais, trepadeiras, arbustos e coberturas de solo. O uso de plantas nativas em seu projeto de paisagem xeriscape é essencial para ter uma paisagem que não seja muito alta e que economize água.
Como regar o seu Xeriscape
O uso eficiente da água pode ajudar suas plantas a se tornarem parte do xeriscape. Se você regar com sabedoria, poderá ajudar suas plantas a ficarem mais fortes, utilizar melhor a umidade e, consequentemente, suportar a seca com mais eficiência. Em vez de regas rasas frequentes, regue ocasional e profundamente. A água mergulhará no solo atingindo as raízes, em vez de evaporar ou escorrer. A aplicação de cobertura morta também pode ajudar o solo a reter a umidade.
Xeriscaping é uma alternativa fácil e eficaz para alguns dos problemas mais básicos da paisagem.
Deixe O Seu Comentário