Fazendo uma impressão de esporos: Como colher esporos de cogumelos
Eu amo cogumelos, mas certamente não sou micologista. Geralmente compro o meu no mercado ou no mercado local, por isso não estou familiarizado com as técnicas de coleta de esporos. Eu certamente adoraria ser capaz de cultivar meus próprios cogumelos comestíveis, mas o custo dos kits comerciais de cultivo de cogumelos me impediu de tentar. As informações a seguir sobre a colheita de esporos de cogumelos me deixam muito animado!
Técnicas de coleta de esporos
O corpo reprodutivo dos fungos, o objetivo dos cogumelos na vida, é produzir esporos ou sementes. Cada tipo de fungo possui um tipo de esporo diferente e os libera em padrões únicos, dependendo da forma da parte de baixo da tampa do cogumelo. Os cogumelos branquiais são os mais fáceis de colher esporos, mas com algumas experiências, todos os tipos podem ser colhidos. Intrigado? Então, como colher esporos de cogumelos, então?
O método mais comum para colher esporos de cogumelos é fazer uma impressão de esporos. O que diabos é uma impressão de esporos, você pergunta? Fazer uma impressão de esporos é um método usado por verdadeiros micologistas, não por aspirantes a mim, para identificar um fungo. Eles usam a cor característica, forma, textura e padrão dos esporos liberados para identificar o cogumelo. Uma impressão de esporos torna isso possível sem a necessidade de usar um microscópio de alta potência.
A impressão de esporos também pode ser usada pelo não cientista para cultivar alguns fungos suculentos adequados para inclusão em uma pizza, ou o que você tem. Uma seringa de esporos é outro método para coletar esporos, mas voltaremos a isso em um minuto.
Como colher esporos de cogumelos
Para colher esporos de cogumelos fazendo uma impressão de esporos, você precisa de cogumelos comestíveis - qualquer variedade serve, mas, como mencionado, os tipos de guelras são mais fáceis e mais disponíveis nas mercearias locais. Verifique se é um espécime maduro, com brânquias prontamente aparentes. Além disso, você precisará de um pedaço de papel branco, um pedaço de papel preto e um recipiente de vidro que possa ser invertido sobre o cogumelo. (O objetivo de duas cores de papel é porque às vezes os esporos são de cores claras e às vezes escuros. O uso de ambos permitirá que você os veja, independentemente da tonalidade.)
Coloque as duas cores do papel lado a lado. Remova a haste do cogumelo de sua escolha e vire-a, colocando o esporo da tampa voltado para baixo sobre os dois pedaços de papel com metade em branco e metade em preto. Cubra o cogumelo com o recipiente de vidro para evitar que seque. Deixe o fungo coberto durante a noite e, no dia seguinte, os esporos terão caído da tampa para o papel.
Se você quiser fazer isso como um projeto de ciências da escola ou apenas mantê-lo para a posteridade, poderá borrifá-lo com um fixador ou spray de cabelo. O projeto também pode ser feito em uma placa de vidro para uma impressão de esporos legal adequada para pendurar.
Caso contrário, se como eu, você está ansioso para cultivar seus próprios cogumelos, espalhe cuidadosamente os esporos sobre um recipiente preparado de terra com adubo ou composto em decomposição. O tempo de emergência varia dependendo do tipo de cogumelo e das condições ambientais. Lembre-se, os fungos gostam de condições úmidas e quentes com um ciclo dia / noite.
Ah, e de volta à seringa de esporos. O que é uma seringa de esporos? Uma seringa de esporos é usada para soltar esporos e água misturada em lâminas para serem visualizadas através de um microscópio para pesquisa ou para inocular substratos estéreis com um certo esporo de cogumelo. Essas seringas são estéreis e geralmente são adquiridas on-line de um fornecedor. Na maioria das vezes, e para os propósitos de um projeto de jardinagem de baixo custo, a impressão de esporos não pode ser batida. Na verdade, eu vou tentar.
Deixe O Seu Comentário