Cuidados com as árvores de Jaboticaba: informações sobre as árvores frutíferas de Jaboticaba
O que é uma árvore de jabuticaba? Pouco conhecidas fora de sua região natal, as árvores frutíferas de jabuticaba são membros da família das murtas Myrtaceae. São árvores muito interessantes, pois dão frutos em troncos e galhos antigos, fazendo com que a árvore pareça muito coberta por cistos roxos.
O que é uma árvore frutífera de Jaboticaba?
Como mencionado, a árvore frutífera da jabuticaba dá frutos ao longo de galhos e troncos de crescimento antigo, em vez de crescimento novo, como na maioria das outras árvores frutíferas. As folhas longas de 1 a 4 polegadas da jabuticaba começam como salmão colorido quando jovens e, após a maturidade, se aprofundam em um verde escuro. A folhagem e os ramos jovens têm cabelos levemente.
Suas flores são de um branco sutil, resultando em frutas escuras e parecidas com cerejas, que podem ser consumidas diretamente da árvore ou transformadas em conservas ou vinho. Os frutos podem nascer isolados ou em grupos densos e são inicialmente verdes, tornando-se roxos escuros a quase pretos quando maduros e com aproximadamente 2,5 cm de diâmetro.
A baga comestível é composta por uma polpa esbranquiçada, semelhante a gelatina, contendo uma a quatro sementes planas e ovais. A fruta amadurece rapidamente, geralmente entre 20 e 25 dias após a floração. A baga foi descrita como sendo muito parecida com uma uva de Muscadine, exceto a semelhança das sementes e o sabor é levemente ácido e levemente picante.
A árvore floresce intermitentemente ao longo do ano e é sempre-viva, frequentemente usada como espécime, fruteira comestível, arbusto, sebe ou mesmo como bonsai.
Informação sobre a árvore Jaboticaba
Um produtor de frutas popular em seu país natal, o nome da jabuticaba é derivado do termo tupi "jabotim", que significa "como gordura de tartaruga" em referência à polpa de frutas. No Brasil, a árvore prospera do nível do mar a cerca de 3.000 pés de altitude.
Informações adicionais sobre as árvores de jabuticaba nos dizem que o espécime é uma árvore ou arbusto de crescimento lento que atinge alturas entre 10 e 45 pés. São intolerantes ao gelo e sensíveis à salinidade. As árvores frutíferas Jabotica estão relacionadas à cereja do Suriname, ameixa de Java e goiaba. Como a goiaba, a casca fina da árvore se desprende, deixando manchas mais claras.
Como cultivar árvores frutíferas de jabuticaba
Intrigado? A questão é como cultivar uma árvore de jabuticaba. Embora os jabuticabas não sejam auto-estéreis, eles se saem melhor quando plantados em grupos.
A propagação é geralmente a partir de sementes, embora o enxerto, as estacas radiculares e as camadas de ar também sejam bem-sucedidas. As sementes levam cerca de 30 dias para germinar a uma temperatura média de 75 graus F. (23 C). A árvore pode ser cultivada nas zonas de resistência da planta do USDA 9b-11.
Cuidados com as árvores de Jaboticaba
Uma árvore de crescimento lento, a jabuticaba requer exposição solar média a alta e prosperará em uma ampla variedade de meios de solo. Em solos com pH alto, no entanto, fertilização adicional deve ser aplicada. Em geral, alimente a árvore três vezes ao ano com um fertilizante completo. Cuidados adicionais com árvores de jabuticaba podem ser necessários para deficiências de ferro. Nesse caso, um ferro quelatado pode ser aplicado.
A árvore é suscetível aos culpados comuns:
- Pulgões
- Balanças
- Nematóides
- Ácaros
Embora a frutificação ocorra ao longo do ano, as maiores produtividades ocorrem no final de março e abril, com centenas de frutos por árvore madura. De fato, uma árvore madura pode produzir 30 quilos de frutas ao longo da temporada. Seja paciente; as árvores frutíferas de jabuticaba podem levar até oito anos para frutificar.
Deixe O Seu Comentário